QUERIDOS SEGUIDORES

quinta-feira, 29 de abril de 2010

MALA SURPRESA....





Fiz essa mala surpresa para trabalhar a escrita das crianças de uma maneira mais interessante e prazerosa.Na mala coloquei vários objetos,brinquedinhos,coisinhas,que chamam a atenção das crianças e que tbm apresentam as dificuldades a serem trabalhadas como lh,nh,ch,rr,ss etc...A criança escolhe um objeto.Permanece com ele na mão e os demais tentam adivinhar o que o colega escolheu,quem adivinhar ganha ponto,dinheirinho(sem valor)adesivos etc...Depois das tentativas de adivinhação TODOS escrevem o nome do objeto no caderno como forma de ditado.Eles adoram,é bem legal.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

VERDADES E MENTIRAS SOBRE CABRAL E O DESCOBRIMENTO DO BRASIL









créditos de pesquisa:
http://bancodeatividades.blogspot.com/2010/04/verdades-e-mentiras-sobre-o.html



Mentira: Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil.
Verdade: Quem descobriu foram navegantes espanhóis. Ele apenas tomou posse, em nome do rei Dom Manoel.
Mentira: Cabral era um grande navegador português.
Verdade: Era um nobre, sem grandes feitos náuticos anteriores. E depois também não voltou mais a velejar.
Mentira: Ao regressar, Cabral foi aclamado pela Corte.
Verdade: O rei não deu importância ao seu feito ...

Falta um ano para que se comemore, oficialmente, cinco séculos de descobrimento do Brasil. Grandes festas estão sendo programadas, com grandes redes de TV prometendo trazer o papa para rezar a missa no “mesmo” local onde ela foi rezada pela primeira vez no continente. Mas a verdade é que o país não foi descoberto no dia 22 de abril de 1500, a façanha não foi obra de portugueses comandados por Pedro Álvares Cabral, que, por sinal, nem era um grande navegante.

Mesmo que a versão portuguesa estivesse correta, e os homens de Cabral fossem os primeiros europeus a pisar na América do Sul, a frota não desembarcou em Porto Seguro, como se aprende na escola, e sim na baía de Santa Cruz de Cabrália, a 46 km ao norte dali. Enfim, a história do descobrimento está recheada de equívocos que muitos interesses e a eterna lei do menor esforço teimam em preservar.

Nos meios científicos já se tem como certa a presença de espanhóis na costa brasileira antes de Cabral. O pesquisador Julio Louzada Neto,informa que há um marco em espanhol na costa cearense datado de 1497 – provavelmente obra de Vicente Pinzón, experiente navegador que participou da frota do italiano Cristovão Colombo, descobridor da América em 1492. Pinzón descobriu o rio Amazonas, que batizou de “Mar Dulce”. Há evidências de que sua última passagem pelo Brasil aconteceu em fevereiro de 1500, em região próxima ao atual Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco.

Dias depois de Pinzón, partiu da Espanha outro navegador, Diogo de Lepe, com o mesmo objetivo de explorar a então desconhecida América. Ele atingiu o litoral brasileiro em março.

É evidente que espanhóis e portugueses já sabiam que o Brasil existia. A dúvida era se se tratava de uma ilha ou de um continente. Entre os navegadores, como o português Vasco da Gama, o Brasil era chamado de “Ilha dos Papagaios Vermelhos”. Essas teses já foram provadas e documentadas. Porém, como escreveu o jornalista gaúcho Eduardo Bueno em seu livro “A Viagem do Descobrimento”, nada tira a importância da descoberta oficial de Pedro Álvares: “O descobrimento sociológico do Brasil coube aos portugueses”, finaliza ele.

O descobridor, subestimado:

Uma coisa é certa: desde àquela época Portugal não deu o valor que Cabral merecia. Documentos, monumentos históricos e fatos contados nos livros demonstram que nosso descobridor foi, por diversas vezes, subestimado. Isso fica claro quando se traça uma comparação, por exemplo, entre Pedro Álvares e Vasco da Gama, o navegador que descobriu a rota marítima até às Índias.

Enquanto Gama foi aclamado pelo povo e pelo rei por ter achado o caminho até Calcutá, Cabral voltava de sua longa viagem esgotado e com sua frota destruída e humilhada. A tentativa de estabelecer uma feitoria nas Índias falhou: apenas cinco das 13 naus que partiram no dia 9 de março do Tejo, regressaram. Nem a notícia da descoberta de novas terras ao sudoeste da África - o Brasil - alegrou o rei: afinal, concluiu Dom Manoel, que importância poderia ter um lugar em que não haviam especiarias, nem metais preciosos?

Dom Manoel acreditou que a nova terra poderia ter a função geográfica de servir apenas como escala das naus que partiriam a Calcutá. Logo, porém, o rei percebeu que a parada era “fora de mão”. Por mais este motivo, resolveu ignorar a descoberta de Pedro Álvares.

Só 30 anos depois da volta do navegador a Portugal, quando o país estava mergulhado em dívidas provocadas exatamente por esta ambição de gastar fortunas à procura de riquezas nem sempre achadas, que os lusos começaram a prestar atenção no potencial econômico que o Brasil poderia oferecer.

Enquanto nos escritos do túmulo de Cabral, localizado na pequena cidade de Santarém, nem ao menos mencionam seu maior feito - o descobrimento do Brasil -, o corpo de Vasco da Gama encontra-se imortalizado no Mosteiro dos Jerônimos, em Lisboa ao lado de outros grandes nomes da cultura e da história de Portugal, como o próprio rei Dom Manoel, o rei Dom Sebastião, Fernando Pessoa e Luís Vaz de Camões. Falando no mais famoso escritor português, por que será que Camões não se lembrou ou não reservou pelo menos uma estrofe das 1102 existentes nos "Lusíadas" - escrito por volta de 1568 - , para falar sobre Cabral?

O grande poema épico celebra as virtudes e o valor do povo português na época dos descobrimentos, tendo Vasco da Gama como figura central e sua viagem "por mares nunca dantes navegados" como enredo, mas cita também outros importantes navegadores, como Duarte Pacheco, Afonso de Albuquerque, Paulo da Gama e Fernão de Magalhães. Observação: Camões viajou para a Índia em uma nau comandada por Fernão Álvares Cabral, sobrinho de Pedro Álvares.

35 quilos de ouro

Pela viagem e pela descoberta, Cabral recebeu de remuneração 35 quilos de ouro. Vasco da Gama levou cerca de 350 quilos por ter alcançado as Índias por via marítima. Enquanto o primeiro não ascendeu a um grau superior da nobreza depois da sua viagem, Gama recebeu o título de Dom em 1500 e conseguiria ainda a sua promoção nobiliárquica a Conde da Vidigueira. Um fato curioso: ironicamente – ou propositadamente, quem sabe – os escudos, dinheiro português, exibem hoje os retratos dos grandes navegadores da época áurea de Portugal. Vasco da Gama, claro, está estampado na nota de cinco mil escudos, enquanto que o rosto de Cabral aparece na nota de mil escudos.

Aumentando o descrédito de Cabral, ainda hoje existem dúvidas quanto à sua qualificação para comandar um frota de tão grande porte. Pouco se sabe sobre seus dotes náuticos. Alguns historiadores acreditam que ele só foi nomeado por pertencer a uma família nobre portuguesa muito ligada à corte e também por ser casado com uma das mulheres mais ricas daquela época: Dona Isabel de Castro, que era neta dos reis Dom Fernando de Portugal e Dom Henrique de Castela.

Antes de ter partido nesta viagem, o descobridor do Brasil havia lutado na África. Até aí, não há muito o que louvar, já que a maioria dos jovens portugueses em idade militar partiam para a África com os mesmos fins. Porém, com toda sua obsessão por novas conquistas, é de duvidar que o rei Manoel fosse louco suficiente para encarregar um novato da importante missão de conquistar Calcutá, como era o objetivo principal da missão comandada por Cabral. (Lúcia Calasso, especial para o JT).





BILBOQUÊ

Criei esse brinquedo baseado no antigo BILBOQUÊ,para reaproveitar carretel usado de fio e bolinhas de desodorante ROLLON.Caprichei para vcs no passo a passo,para que possam utilizar a idéia e confeccionar um brinquedo excelente para trabalhar a atenção,equilíbrio,paciência,regras etc...Espero que gostem.Pode ser feito com garrafa pet.bjinhos....

























MODELOS DE BILBOQUÊ DA NET:






Da net WIKPEDIA:

Bilboquê é um brinquedo antigo que consiste em uma esfera de madeira (ou de forma semelhante), com um orifício central, e presa por uma corda numa espécie de suporte. Através do movimento das mãos, esta bola deve ser encaixada no suporte.
Essa palavra consiste em uma espada finamente temperada, originária de Bilbao, na Espanha. Esta cidade fica na região basca, de onde vem o jai alai, um jogo que usa um tipo de “pegador e bola”. É também uma região que, desde a Antiguidade, recebe influência dos mais variados povos: cartagineses, romanos e árabes, entre outros.Em francês, a palavra bilboquet tem relação com a palavra bille, que tanto pode ser traduzida como "pequeno bastão" , como por "bolinha-de-gude". Estudiosos da língua afirmam que a palavra bilboquet aparece em textos franceses pelo menos desde 1534.
Existem evidências de uma larga disseminação do uso desse jogo. Pinturas européias indicam que ele era praticado nas cortes reais e aldeias do continente. Também pode-se encontrar este jogo em culturas de diversas partes do mundo: Japão, México, Ártico, América do Norte e América do Sul. No Japão, o bilboquê recebe o nome de kendama; na maioria dos países latino-americanos, recebe o nome de balero;

Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Bilboqu%C3%AA"

HIPERIDROSE-SUOR EXCESSIVO



Atrapalha o desenvolvimento acadêmico da criança...

A hiperidrose é uma doença caracterizada por produção excessiva de suor, devido a hiperatividade das glândulas sudoríparas. Acomete aproximadamente 1% da população e, embora não seja grave, causa extremo desconforto e constrangimento às pessoas. A hiperidrose pode ocorrer sem ter uma causa identificável, ou estar associada a outras doenças, como hipertireoidismo, distúrbios psiquiátricos, obesidade e menopausa.

O que a pessoa apresenta

• Aumento da temperatura ambiente;
• Febre;
• Prática de atividade física;
• Ansiedade;
• Ingestão de alimentos muito condimentados.

Observa-se uma importante relação entre estresse e a ocorrência das crises, especialmente nos pacientes com acometimento do rosto e das axilas. Apesar disso, os indivíduos com excesso de sudorese na palma das mãos e na planta dos pés também podem apresentar crises associadas a períodos de maior estresse.

Aspectos psicológicos
O excesso de sudorese constitui-se em uma situação constrangedora e desagradável, o que dificulta as atividades do dia-a-dia. Pode interferir com o trabalho, o lazer e as atividades sociais. Ações como segurar papéis, apertar a mão de outra pessoa, escrever podem tornar-se extremamente aterrorizantes.

Existem casos de crianças que não conseguiam ser alfabetizadas, devido ao grande estresse que o fato de ir à escola representava a essas crianças. Adolescentes acometidos podem manter-se isolados das outras pessoas, não conseguindo estabelecer relacionamentos. A doença pode até atrapalhar na hora da escolha da profissão, já que não adianta ter talento para o desenho se o suor excessivo nas mãos impede a pessoa de exercer essa atividade.

Como é feito o tratamento

Existem basicamente duas modalidades de tratamento, o clínico e o cirúrgico. Importante ressaltar que a escolha depende da intensidade do caso, e também da opção do paciente e do médico.

ESTIMULANDO A FALA E LINGUAGEM


Brinquedos indicados para cada idade

Brincar é umas das melhores formas de estimular o desenvolvimento e o potencial de uma criança.

Apresentamos abaixo alguns brinquedos educativos indicados para cada faixa etária, que auxiliam no desenvolvimento da criança.
0 a 5 meses Chocalhos, brinquedos musicais, mordedores, brinquedos de berço, móbiles, livrinhos de pano ou plástico, bolas com texturas diferentes para serem agarradas com as duas mãos.

6 meses a 1 ano Brinquedos flutuantes (patinhos de borracha que bóiam na água), cubos que tenham guizos embutidos ou ilustrações, caixas ou brinquedos que se encaixam uns dentro dos outros, argolas empilháveis, brinquedos para martelar, empilhar e desmontar, brinquedos eletrônicos de aprendizado, mesa pequena com cadeirinhas na altura em que a criança possa alcançar os pés corretamente no chão, telefone de brinquedo, espelhos, brinquedos que emitem sons por meio de botões de apertar, girar ou empurrar.

1 a 2 anos Brinquedos de variadas texturas (estimulam os sentidos da visão, da audição e do tato), bonecas de tecido e bichos de pelúcia feitos de materiais atóxicos, livros e álbuns de fotografia com ilustrações dos familiares e objetos conhecidos, brinquedos de empurrar ou puxar, brinquedos de montar e desmontar. Os brinquedos devem ter cores vivas e não podem ser tóxicos.

2 a 3 anos Bolas, muitos blocos de brinquedos para empilhá-los e colocá-los dentro de caixas, brinquedos de encaixar e desmontar, brinquedos musicais, carrinhos, bonecas, cavalinho de balanço, brinquedos para praia ou piscina, brinquedos de equilibrar um em cima do outro. Nesta idade deve-se ensinar a criança a organizar e recolher os brinquedos.

3 a 4 anos Triciclo, carrinho grande de puxar, aviões, trenzinhos, brinquedos infláveis, bolhas de sabão, caixas de areia com pás e cubos, cabaninhas, casas de bonecas, ferramentas de brinquedos, massinha de modelar, objetos domésticos, fantasias, máscaras, fantoches, instrumentos musicais de brinquedo como pandeiros, pianinhos, trombetas e tambores, brinquedos de montar e desmontar mais complicados, blocos de formas e tamanhos variados, jogos e quebra-cabeças simples, lápis de cor e papel para desenhar (círculos, bonecos, enumerar os elementos de uma ilustração, colorir), livros com diferentes ilustrações e histórias alegres.

4 a 6 anos Esta é a fase do mundo imaginário, sua criatividade está se desenvolvendo. Os brinquedo nesta fase devem auxiliar a criança a entrar no mundo da fantasia, por exemplo: dinheirinho de brinquedo, caixa registradora, casas de boneca com móveis, telefone, cidadezinhas, circos, fazendas com animais, materiais de papelaria, postos de gasolina, meios de transporte (caminhões, automóveis e pistas, motos, aviões, trens elétricos, barcos e tratores), instrumentos musicais e eletrônicos, jogos. Nesta idade, a criança começa a sentir o que chamamos de medos infantis, como o medo do escuro, as bruxas, o bicho papão e outras coisas feias que impedem que a criança durma, desta forma recomendamos uma boneca ou um ursinho de pelúcia, que tem a função de ajudar as crianças a superarem esta fase.
acima de 6 anos Jogos de tabuleiro, bolinhas de gude, pipas, carros de corrida, trens elétricos, argila para modelar, pincel, brinquedos de mágica, artigos esportivos, bicicletas, patins, skate, jogos eletrônicos, de memória, videogames, patinetes, futebol de botão, laptops, brinquedos colecionáveis, chaveiros, brinquedos eletrônicos, jogos de cartas, kits, pistas de carrinhos, quebra- cabeças.


Isabela Mazzei
Fonoaudióloga

LEITUROTEKA






Esse material é muito simples,foi criado pela minha amiga AIDÊ e utilizado para transportar livrinhos de histórias e gibis.A criançada adora,só pelo fato de poder carregar a bilblioteca.

domingo, 25 de abril de 2010

INSENTIVOS...







sexta-feira, 23 de abril de 2010

TUBARÃO NA CIDADE DE MATINHOS-LITORAL DO PARANÁ


video


Um tubarão de aproximadamente 3 metros de comprimento e 300 kg foi visto na Praia do Pico de Matinhos, no litoral paranaense, no último sábdado (17). Segundo o Correio do Litoral, o tubarão nadou ao lado de dez surfistas. O tubarão chegou a ficar a 10 metros da areia. O animal ficou na região de Matinhos durante todo o dia e foi capturado por pescadores no final da tarde. O aparecimento do bicho causou alvoroço nos moradores de Matinhos que tiraram diversas fotografias e os moradores Bárbara Padaki e Jhesus Eduardo fizeram um vídeo que mostra surfistas e pescadores tentando capturar o tubarão. Após capturado, o tubarão foi levado ao Mercado de Peixes, onde foi pesado e abatido. Segundo os pescadores, era um tubarão de cabeça chata.

http://www.tanacidade.com/?noticia=12173

quinta-feira, 22 de abril de 2010

LEVE PARA AS AMIGAS O CONVITE...

DIA DAS MÃES-EU QUE FIZ....DE PRESENTE PARA VCS....


DIA DAS MÃES-MATERIAIS RETIRADOS DA NET

PARABÉNS AOS AUTORES DESSES TRABALHOS MARAVILHOSOS QUE MERECEM DIVULGAÇÃO,SE HOUVER ALGUM DE SUA AUTORIA,POR FAVOR ENTRE EM CONTATO COMIGO.PARA QUE EU REGISTRE OS DEVIDOS CRÉDITOS...BJIM CRICA VACCARI

EDMA sugestoes escolareS



WANDA CAMPOS























sábado, 17 de abril de 2010

LEVE PARA AS AMIGAS O CONVITE...

NESTLÉ DESTRÓI...OU AJUDA A DESTRUIR...



A Nestlé compra óleo de dendê para seus chocolates da empresa Sinar Mas, que destrói a floresta da Indonésia para plantar dendezeiros e eucalipto para produzir papel. A sobrevivência de comunidades locais e dos orangotangos, nativos da floresta, está ameaçada.






Peça a Nestlé que pare de destruir as florestas da Indonésia para produzir chocolate

mande seu recado de indignação:

http://greenpeace.org.br/kitkat/

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Interpretação do Texto:BULLYING




 Interpretação do Texto:BULLYING

2) Você já ganhou algum apelido na escola ou já usou desta brincadeira cruel com um colega?


3) Como você se sentiu? E como acha que o colega que recebeu o apelido se sentiu?


4) Ao se sentir humilhado e constrangido, que atitude você tomou?


5) De acordo com o texto como se sentiram as crianças vítimas desta brincadeira de mau-gosto?


6) Escreva o significado da palavra inglesa bullying.



 Produção de texto:
Escreva algum caso de bullying que você tenha presenciado ou que tenha sido vítima.
 
^