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terça-feira, 17 de setembro de 2013

NÍVEIS DE ESCRITA

PRÉ-SILÁBICA *Grafismo Primitivo Predomínio de rabiscos e pseudo-letras. A utilização de grafias convencionais é um intento para a criança. Desenvolvem procedimentos para diferenciar escritas. (garatujas) *Escrita sem controle de quantidade A criança escreve ocupando toda a largura da folha ou do espaço destinado a escrita. A R M S MO H A O R U I L N M (brigadeiro) A M T O X A M H N TS K H U I (pipoca) M H O T I P E R T C L P M N B O (suco) A T R O C D G P E S IP U T D F F (bis) *Escrita Unigráfica A criança utiliza somente uma letra para representar a palavra. A (brigadeiro) L (pipoca) F (suco) C (bis) *Escrita Fixa A mesma série de letras numa mesma ordem serve para diferenciar nomes. Predomínio de grafias convencionais. A L N I (brigadeiro) A L N I (pipoca) A L N I (suco) A L N I (bis) *Quantidade variável: Repertório Fixo/Parcial Algumas letras aparecem na mesma ordem e lugar, outras letras de forma diferente. Varia a quantidade de letras para cada palavra. S A M T (brigadeiro) A M T (pipoca) A M T S A (suco) S A T (bis) *Quantidade constante: Repertório variável Quantidade constante para todas as escritas. Porém, usa-se o recurso da diferenciação qualitativa: as letras mudam ou muda a ordem das letras. HRUM (brigadeiro) ASGK (pipoca) ONBJ (suco) CFTV (bis) *Quantidade variável: Repertório variado Expressam máxima diferenciação controlada para diferenciar uma escrita de outra. R A M Q N (brigadeiro) A B E A M F (pipoca) G E P F A (suco) O S D L (bis) *Quantidade e repertório variáveis: Presença de valor sonoro início e/ou fim Variedade na quantidade e no repertório de letras. A criança preocupa-se em utilizar letras que correspondem ao som inicial e/ou final. I M S A B R O (brigadeiro) I B R N S A (pipoca) U R M T O (suco) I N B O X I X (bis) SILÁBICA *Sem valor sonoro: A criança escreve uma letra para representar a sílaba sem se preocupar com o valor sonoro correspondente: R O M T (brigadeiro) B U D (pipoca) A S (suco) R (bis) *Iniciando uma correspondência sonora: A criança escreve uma letra para cada sílaba e começa a utilizar letras que correspondem ao som da sílaba. I T M O (brigadeiro) P Q A (pipoca) R O (suco) G I (bis) *Com valor sonoro: A criança escreve uma letra para cada sílaba, utilizando letras que correspondem ao som da sílaba; às vezes usa só vogais e outras vezes consoantes e vogais. I A E O – B H D O (brigadeiro) I O A – P O K (pipoca) U O – S C (suco) I S – B I (bis) *Silábico em conflito ou hipótese falsa necessária: Momento de conflito cognitivo relacionado à quantidade mínima de letras (BIS/ISIS) e a contradição entre a interpretação silábica e as escritas alfabéticas que têm sempre mais letras. Acrescenta letras e dá a impressão que regrediu para o pré- silábico. B H D U L E (brigadeiro) I O K E C (pipoca) U O K U (suco) I S I S (bis) SILÁBICA - ALFABÉTICA A criança, ora escreve uma letra para representar a sílaba, ora escreve a sílaba completa. Dificuldade é mais visível nas sílabas complexas. B I H D R O (brigadeiro) P I P O K (pipoca) S U K O (suco) B I Z (bis) ALFABÉTICA A criança já compreende o sistema de escrita faltando apenas apropriar-se das convenções ortográficas; principalmente nas sílabas complexas.. BRIGADEIRO PIPOCA SUCO BIS Essas informações são parâmetros que ajudam a compreender as hipóteses das crianças sobre o sistema de escrita e assim poder planejar e intervir intencionalmente para que avancem. As crianças são complexas e muitas vezes não se encaixam nas “gavetinhas”, é preciso investigar, usando diferentes estratégias para conhecê-las. CRÉDITOS: Fonte: equipe pedagógica da Escola Municipal Professora Maria Alice Pasquarelli, em São José dos Campos (SP)

5 comentários:

Jussara Silva disse...

Oi Cris.
Vim através da parceria Blogueiras Unidas. Muito bom o seu blog.
Sou BU 2185 e estou te seguindo. Será muito bem vinda lá no meu cantinho.
Bjs.

Jussara
http://caminhandonaarte.blogspot.com.br

quelsfs disse...

Olá, tudo bem?
Passando pra visitar as amigas Blogueiras Unidas e amei seu blog e já fico seguindo.
Sou formada em educação, mas devido a deficiência física hoje não a exercito mais, mas amo, admiro e respeito muito no meu coração.

Beijinh♥
Raquel Fraga
http://ateliedemimosdaquelsfs.blogspot.com.br

Rosineia disse...

Visitando a amiga BU!
Deus abençoe sua semana!
Beijinsss!

Roseli disse...

Boa noite querida, conhecendo seu blog, sou BU. Adorei conhecer tantas informações. Beijinhos para ti querida.

nadja disse...

Olá amiguinhos..hoje vim tristinha ..pois uma estrelinha se foi do nosso meio de amigos blogueiros..a nossa amiguxa Vandinha Caroço do blogger Sonhos de uma mulher !!!http://espinolaoliveira.zip.net/que vc descanse em paz amiguinha kiida....meus sentimentos a todos amigos e familiares !!!beijus

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