QUERIDOS SEGUIDORES

segunda-feira, 28 de julho de 2014

O MENINO MALUQUINHO












A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES DIFERENCIADAS EM SALA DE AULA




A brincadeira é um momento de interação, criação , compreensão e descobertas para as crianças. Aproveitando esse momento espontâneo, os educadores tem em mãos, uma ferramenta preciosíssima que é o JOGO.
Brincar é um momento importante no desenvolvimento de qualquer criança , pois, através da brincadeira ela se descobre, associa, inventa, cria e produz conhecimento.
O jogo auxilia no desenvolvimento das competências , habilidades e crescimento pessoal.As crianças que possui um contato diário com conteúdos didáticos apresentados de maneira lúdica apresenta maior possibilidade de desenvolver um vínculo positivo com a aprendizagem formal.
Além do jogo a exploração da oralidade através de contos, histórias, fábulas, adivinhas e invenções de brinquedos, podem representar uma outra alternativa para inserção do conteúdo em sala de aula, pois são momentos de descontração que se aproximam tanto da vivência da criança como suas ações imaginárias.
Quanto o trabalho escrito, classificamos como extremamente importante o uso das receitas de bolo,doces,pipocas, listas de compras, de brinquedos, tarefas diárias de casa ou da escola, são palavras que as crianças adoram escrever, porque fazem parte de seu do cotidiano familiar e escolar.
Durante o trabalho com o material diferenciado pode haver a intervenção ,por parte do educador, oferecendo espaço e tempo adequados para que a brincadeira aconteça, motivando as crianças e garantindo o desenvolvimento organizacional, imaginário e da capacidade de construção de conceitos pessoais de seus alunos, mas de uma maneira que conceda à criança o direito de brincar como deseja.
Trabalhar com os jogos em sala de aula possibilita diversos objetivos, como desenvolver a criatividade, enriquecer a socialização e a participação ativa entre as crianças, aprender a lidar com resultados e frustrações, aceitar,criar e cumprir regras, proporcionar autoconfiança. Ativar a memória concentração e desaceleração além de assimilar o conteúdo proposto com mais facilidade.
O educador que aproveita todo e qualquer recurso, seja ele oral, escrito ou lúdico para inserir seu conteúdo de uma maneira prazerosa e espontânea com certeza atinge seu objetivo com mais facilidade.
 Professora Cris Vaccari
 
^