ALFABETO MÓVEL -
CARRO CHEFE DA ALFABETIZAÇÃO
Atividades para todos os níveis de escrita
O lúdico pode ajudar a criança a alfabetizar-se, escrever e interpretar
textos, a partir do momento em que ele a torna espectadora e
interlocutora de atos de leitura e escrita
Objetivos:
★ Facilitar, a partir de atividades lúdicas, o aprendizado, a assimilação da escrita e a aquisição de vocabulário.
★ Proporcionar um contato inicial mais espontâneo com a leitura e a gramática.
★ Estimular o gosto pela escrita formal.
Faixa etária:
Crianças a partir do 1° ano.
Para que o aluno dos anos iniciais do Ensino Fundamental realmente se
alfabetize, ele precisa estar imerso em um ambiente rico em materiais
que apresentam variedade de suportes gráficos e diversidade de gêneros
de textos. Portanto, além dos livros e apostilas didáticas usadas pela
própria escola, introduza atividades lúdicas complementares que o farão
aprender brincando!
Durante a seleção dessas atividades, dê
preferência as que façam a criançada tomar contato com todas as letras,
palavras e textos simultaneamente. No início, apresente e introduza
alfabetos móveis - tanto maiúsculos quanto minúsculos - para que as
crianças possam manipulá-los e, dessa maneira, tomar contato com o
formato de cada uma das letras.
Aos poucos, estimule-as a formar
palavras com os alfabetos, para que memorizem de forma global as que
lhes são mais significativas (seu nome, nome dos colegas, professora,
pais etc.). Ainda durante a atividade, faça as correções necessárias e,
então, aproveite a ocasião para propor a composição de palavras mais
complexas, para exercitar o raciocínio infantil em relação à escrita.
Sobre a introdução do alfabeto móvel
Deve ter como objetivo fazer com que as crianças visualizem as letras
e, ao manipulá-las, familiarizem- se com o formato delas. Esse contato
ajuda na sistematização e assimilação da escrita durante a primeira fase
da alfabetização.
Sugestões para o 1º ano
Ainda utilizando os alfabetos móveis, proponha:
★ A análise da constituição das palavras quanto à letra inicial, final,
quantidade de letras, as que se repetem, letras que podem ou não
iniciar palavras e as que podem ocupar outras posições nas palavras.
★ A formação de nomes próprios com letras móveis.
★ A associação de objetos a palavras.
★ A observação dos aspectos sonoros das letras a partir das iniciais das palavras significativas.
★ A distinção entre letras e números.
★ O reconhecimento da forma e da posição dos dois tipos de letras (maiúsculas e minúsculas).
★ A identificação da primeira letra das palavras no contexto da sílaba inicial.
★ A contagem de letras das palavras e, em seguida, o desmembramento oral das palavras em suas sílabas.
★ Um jogo da memória, no qual o par deve ser composto pela escrita da mesma palavra em letra bastão e cursiva.
★ Um bingo de letras, no qual as cartelas devem conter letras variadas do tipo bastão, cursivas e as duas juntas.
★ Um bingo de palavras, no qual as cartelas devem conter palavras
variadas escritas com letras do tipo bastão, cursiva e as duas juntas.
Sugestões para o 2º ano
A partir da leitura de textos de conteúdo já conhecido, proponha:
★ A distinção entre discurso oral e texto escrito.
★ A identificação de letras e palavras conhecidas.
★ A produção de pequenos textos com palavras conhecidas, a leitura em voz alta do que foi produzido e as correções necessárias.
★ A composição e decomposição de palavras em suas sílabas.
★ A observação das letras que faltam para se completar uma palavra ou
uma frase simples (trabalho que pode ser feito com textos lacunados).
★ A organização de palavras, frases e pequenos textos.
★ A construção de frases e pequenos textos com novas palavras.
★ Um jogo dos sete erros, a partir de um texto conhecido, no qual deve
haver a substituição de sete palavras por outras, que não façam parte
dele e ainda o deixem com um sentido dúbio.
Fonte
revistaguiafundamental.uol.com.br
quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comments:
Enviar um comentário