A brincadeira
é um momento de interação, criação , compreensão e descobertas
para as crianças. Aproveitando esse momento espontâneo, os
educadores tem em mãos, uma ferramenta preciosíssima que é o JOGO.
Brincar é um
momento importante no desenvolvimento de qualquer criança , pois,
através da brincadeira ela se descobre, associa, inventa, cria e
produz conhecimento.
O jogo
auxilia no desenvolvimento das competências , habilidades e
crescimento pessoal.As crianças que possui um contato diário com
conteúdos didáticos apresentados de maneira lúdica apresenta
maior possibilidade de desenvolver um vínculo positivo com a
aprendizagem formal.
Além
do jogo a exploração da oralidade através de contos, histórias,
fábulas, adivinhas e invenções de brinquedos, podem representar
uma outra alternativa para inserção do conteúdo em sala de aula,
pois são momentos de descontração que se aproximam tanto da
vivência da criança como suas ações imaginárias.
Quanto
o trabalho escrito, classificamos como extremamente importante o uso
das receitas de bolo,doces,pipocas,
listas de compras, de brinquedos, tarefas diárias de casa ou da
escola, são palavras
que as crianças
adoram escrever, porque fazem parte de seu do cotidiano familiar e
escolar.
Durante
o trabalho com o
material diferenciado
pode haver a intervenção ,por parte do educador,
oferecendo espaço e tempo
adequados para que a brincadeira aconteça, motivando
as crianças e garantindo o
desenvolvimento organizacional, imaginário
e da capacidade de construção de conceitos pessoais de seus
alunos, mas de uma maneira que
conceda à criança o direito de brincar como
deseja.
Trabalhar com
os jogos em sala de aula possibilita diversos objetivos, como
desenvolver a criatividade, enriquecer a socialização e a
participação ativa entre as crianças, aprender a lidar com
resultados e frustrações, aceitar,criar e cumprir regras,
proporcionar autoconfiança. Ativar a memória concentração e
desaceleração além de assimilar o conteúdo proposto com mais
facilidade.
O
educador que aproveita
todo e qualquer
recurso, seja ele oral, escrito ou lúdico para inserir seu conteúdo
de uma maneira prazerosa e espontânea
com certeza atinge
seu objetivo
com mais
facilidade.
Professora
Cris Vaccari
0 comments:
Enviar um comentário