Minha Sucatoteka foi criada para reaproveitar materiais recicláveis na confecção de jogos pedagógicos.
Foi um projeto que deu muito certo,pois posso contar com materiais diferentes,úteis, muitas vezes inovadores e até curiosos,uma vez que trabalho com crianças carentes e alguns materiais podem ser utilizados como brinquedos que as próprias crianças poderão confeccionar.
Alguns modelos são retirados da net,outros minha amiga Aidê teve idéia,outros a idéia foi minha mesmo,e alguns aproveitamos a idéia de outros colegas e adaptamos a nossa realidade.
A importância de compartilhar experiências ,fez com que eu criasse esse Blog.Apesar de estar bem difícil de organizá-lo,pelo fato da dificuldade de entender alguns itens que exige o computador,mas estou me esforçando para que minhas experiências pedagógicas venha de encontro as necessidades de professores que estejam precisando dessas idéias, e assim compartilhar.
Beijinhos no coração
Cris Vaccari
Crica
Esse é o jogo do milhão,inspirado naquele do SBT,mas esse foi criado por mim para distrair,trabalhar atenção,raciocínio,socialização,sistema monetário, jogo,regras, atividades que envolvem conhecimentos gerais,curiosidades,mas principalmente matemática e português.Ele foi feito com cartas velhas de baralho,onde foram coladas as atividades orais(perguntas) propostas para aqueles alunos,(tabuada,adição, subtração, multiplicação,divisão,nº de sílabas de palavras,tonicidade,masc. e fem. tudo aquilo que vc precisa trabalhar)em formas de perguntas de multiplas escolhas ou não.A cça pode utilizar um bloquinho de notas para resolver as questões,mas tem que ser rápido,pq o relógio do tempo está correndo,qto mais tempo demorar,menos perguntas rsponderá e consequentemente ganhará menos dinheiro.Ganha quem tiver mais dinheiro no dim dim no final das cartas ou do tempo estipulado pelo profº.
Precisa de pelo menos 3 cças.Um será o Sílvio Santos(que segura e embaralha as cartas com as perguntas,um ou dois coringas que valem cem reis,sem precisar responder nada,duas cartas com PASSA A VEZ,duas ou três cartas com PAGUE R$1OO,00 (OU O VALOR Q VC QUISER,PARA Q A CÇA PERCA O DINHEIRO E TENHA Q SE ESFORÇAR PARA RESPONDER AS PERGUNTAS PARA RECUPERAR O PREJUIZO)e tbm uma carta com o PERDE TUDO.Utiliza para o pagamento dinheirinho sem valor,Trabalha- se tbm o TROCO.É um jogo muitíssimo interessante que pode ser jogado em qts crianças quizer,desde q seja no mínimo 3,ou duas se o profº for o sílvio Santos.
Esse dado gigante fiz de caixa de papelão,coloquei um travesseiro dentro para dar balanço ao jogar.
Confeccionei pensando nos alunos apresentam dificuldades matemáticas para chamar a atenção quando fosse trabalhar com jogos envolvendo cálculos e para ser uma maneira exagerada de mostrar o material,tudo isso para chamar a atenção das crianças para o processo de Ensino Aprendizagem.
Fiz esse AQUAPLAY(brinquedo de água), após trabalhar tudo sobre a água (ciclo da água,poluição,água na natureza,etc...)na disciplina de ciências.Utilizei uma garrafa pet, gliter, canudos coloridos picados, Botões, lantejoulas, resto de chiquinhas de cabelos(só o bonequinho)e tudo que couber na garrafa e for alegre.Pode ser colocado pequenos pedacinhos de E.V.A.no formato de corações estrelinhas etc...Fica SHOW!
Foi criada pela professora Aidê para facilitar o transporte dos livinhos e gibis pelos alunos,ou seja acabou sua atividade pode pegar a LEITURUTEKA e sentar em qualquer lugar da sala ou pátio(depende da determinação do professor) e mergulhar na leitura.
Esse rolo formador de palavras,foi retirado o modelo da net e feito em rolinho de papel higiênico, muito interessante para as crianças que estão iniciando a alfabetização,se torna um brinquedo que ajuda na leitura e formação de palavras.
Criada pela professora Vanessa Medeiros,para trabalharmos TEMPO com os alunos.(tempo dos jogos,história do tempo,do relógio,diferentes tipos dee relógios,como utilizar seu tempo,etc..Aproveitei para fazer o relógio analógico para trabalhar horas e a diferença entre eles.
sexta-feira, 29 de janeiro de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário