QUERIDOS SEGUIDORES

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

SUCATOTEKA....

Minha Sucatoteka foi criada para reaproveitar materiais recicláveis na confecção de jogos pedagógicos.
Foi um projeto que deu muito certo,pois posso contar com materiais diferentes,úteis, muitas vezes inovadores e até curiosos,uma vez que trabalho com crianças carentes e alguns materiais podem ser utilizados como brinquedos que as próprias crianças poderão confeccionar.
Alguns modelos são retirados da net,outros minha amiga Aidê teve idéia,outros a idéia foi minha mesmo,e alguns aproveitamos a idéia de outros colegas e adaptamos a nossa realidade.
A importância de compartilhar experiências ,fez com que eu criasse esse Blog.Apesar de estar bem difícil de organizá-lo,pelo fato da dificuldade de entender alguns itens que exige o computador,mas estou me esforçando para que minhas experiências pedagógicas venha de encontro as necessidades de professores que estejam precisando dessas idéias, e assim compartilhar.
Beijinhos no coração
Cris Vaccari
Crica





Esse é o jogo do milhão,inspirado naquele do SBT,mas esse foi criado por mim para distrair,trabalhar atenção,raciocínio,socialização,sistema monetário, jogo,regras, atividades que envolvem conhecimentos gerais,curiosidades,mas principalmente matemática e português.Ele foi feito com cartas velhas de baralho,onde foram coladas as atividades orais(perguntas) propostas para aqueles alunos,(tabuada,adição, subtração, multiplicação,divisão,nº de sílabas de palavras,tonicidade,masc. e fem. tudo aquilo que vc precisa trabalhar)em formas de perguntas de multiplas escolhas ou não.A cça pode utilizar um bloquinho de notas para resolver as questões,mas tem que ser rápido,pq o relógio do tempo está correndo,qto mais tempo demorar,menos perguntas rsponderá e consequentemente ganhará menos dinheiro.Ganha quem tiver mais dinheiro no dim dim no final das cartas ou do tempo estipulado pelo profº.
Precisa de pelo menos 3 cças.Um será o Sílvio Santos(que segura e embaralha as cartas com as perguntas,um ou dois coringas que valem cem reis,sem precisar responder nada,duas cartas com PASSA A VEZ,duas ou três cartas com PAGUE R$1OO,00 (OU O VALOR Q VC QUISER,PARA Q A CÇA PERCA O DINHEIRO E TENHA Q SE ESFORÇAR PARA RESPONDER AS PERGUNTAS PARA RECUPERAR O PREJUIZO)e tbm uma carta com o PERDE TUDO.Utiliza para o pagamento dinheirinho sem valor,Trabalha- se tbm o TROCO.É um jogo muitíssimo interessante que pode ser jogado em qts crianças quizer,desde q seja no mínimo 3,ou duas se o profº for o sílvio Santos.







Esse dado gigante fiz de caixa de papelão,coloquei um travesseiro dentro para dar balanço ao jogar.
Confeccionei pensando nos alunos apresentam dificuldades matemáticas para chamar a atenção quando fosse trabalhar com jogos envolvendo cálculos e para ser uma maneira exagerada de mostrar o material,tudo isso para chamar a atenção das crianças para o processo de Ensino Aprendizagem.


Fiz esse AQUAPLAY(brinquedo de água), após trabalhar tudo sobre a água (ciclo da água,poluição,água na natureza,etc...)na disciplina de ciências.Utilizei uma garrafa pet, gliter, canudos coloridos picados, Botões, lantejoulas, resto de chiquinhas de cabelos(só o bonequinho)e tudo que couber na garrafa e for alegre.Pode ser colocado pequenos pedacinhos de E.V.A.no formato de corações estrelinhas etc...Fica SHOW!





Foi criada pela professora Aidê para facilitar o transporte dos livinhos e gibis pelos alunos,ou seja acabou sua atividade pode pegar a LEITURUTEKA e sentar em qualquer lugar da sala ou pátio(depende da determinação do professor) e mergulhar na leitura.







Esse rolo formador de palavras,foi retirado o modelo da net e feito em rolinho de papel higiênico, muito interessante para as crianças que estão iniciando a alfabetização,se torna um brinquedo que ajuda na leitura e formação de palavras.


Criada pela professora Vanessa Medeiros,para trabalharmos TEMPO com os alunos.(tempo dos jogos,história do tempo,do relógio,diferentes tipos dee relógios,como utilizar seu tempo,etc..Aproveitei para fazer o relógio analógico para trabalhar horas e a diferença entre eles.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
^