QUERIDOS SEGUIDORES

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

SUCATOTEKA....

Minha Sucatoteka foi criada para reaproveitar materiais recicláveis na confecção de jogos pedagógicos.
Foi um projeto que deu muito certo,pois posso contar com materiais diferentes,úteis, muitas vezes inovadores e até curiosos,uma vez que trabalho com crianças carentes e alguns materiais podem ser utilizados como brinquedos que as próprias crianças poderão confeccionar.
Alguns modelos são retirados da net,outros minha amiga Aidê teve idéia,outros a idéia foi minha mesmo,e alguns aproveitamos a idéia de outros colegas e adaptamos a nossa realidade.
A importância de compartilhar experiências ,fez com que eu criasse esse Blog.Apesar de estar bem difícil de organizá-lo,pelo fato da dificuldade de entender alguns itens que exige o computador,mas estou me esforçando para que minhas experiências pedagógicas venha de encontro as necessidades de professores que estejam precisando dessas idéias, e assim compartilhar.
Beijinhos no coração
Cris Vaccari
Crica





Esse é o jogo do milhão,inspirado naquele do SBT,mas esse foi criado por mim para distrair,trabalhar atenção,raciocínio,socialização,sistema monetário, jogo,regras, atividades que envolvem conhecimentos gerais,curiosidades,mas principalmente matemática e português.Ele foi feito com cartas velhas de baralho,onde foram coladas as atividades orais(perguntas) propostas para aqueles alunos,(tabuada,adição, subtração, multiplicação,divisão,nº de sílabas de palavras,tonicidade,masc. e fem. tudo aquilo que vc precisa trabalhar)em formas de perguntas de multiplas escolhas ou não.A cça pode utilizar um bloquinho de notas para resolver as questões,mas tem que ser rápido,pq o relógio do tempo está correndo,qto mais tempo demorar,menos perguntas rsponderá e consequentemente ganhará menos dinheiro.Ganha quem tiver mais dinheiro no dim dim no final das cartas ou do tempo estipulado pelo profº.
Precisa de pelo menos 3 cças.Um será o Sílvio Santos(que segura e embaralha as cartas com as perguntas,um ou dois coringas que valem cem reis,sem precisar responder nada,duas cartas com PASSA A VEZ,duas ou três cartas com PAGUE R$1OO,00 (OU O VALOR Q VC QUISER,PARA Q A CÇA PERCA O DINHEIRO E TENHA Q SE ESFORÇAR PARA RESPONDER AS PERGUNTAS PARA RECUPERAR O PREJUIZO)e tbm uma carta com o PERDE TUDO.Utiliza para o pagamento dinheirinho sem valor,Trabalha- se tbm o TROCO.É um jogo muitíssimo interessante que pode ser jogado em qts crianças quizer,desde q seja no mínimo 3,ou duas se o profº for o sílvio Santos.







Esse dado gigante fiz de caixa de papelão,coloquei um travesseiro dentro para dar balanço ao jogar.
Confeccionei pensando nos alunos apresentam dificuldades matemáticas para chamar a atenção quando fosse trabalhar com jogos envolvendo cálculos e para ser uma maneira exagerada de mostrar o material,tudo isso para chamar a atenção das crianças para o processo de Ensino Aprendizagem.


Fiz esse AQUAPLAY(brinquedo de água), após trabalhar tudo sobre a água (ciclo da água,poluição,água na natureza,etc...)na disciplina de ciências.Utilizei uma garrafa pet, gliter, canudos coloridos picados, Botões, lantejoulas, resto de chiquinhas de cabelos(só o bonequinho)e tudo que couber na garrafa e for alegre.Pode ser colocado pequenos pedacinhos de E.V.A.no formato de corações estrelinhas etc...Fica SHOW!





Foi criada pela professora Aidê para facilitar o transporte dos livinhos e gibis pelos alunos,ou seja acabou sua atividade pode pegar a LEITURUTEKA e sentar em qualquer lugar da sala ou pátio(depende da determinação do professor) e mergulhar na leitura.







Esse rolo formador de palavras,foi retirado o modelo da net e feito em rolinho de papel higiênico, muito interessante para as crianças que estão iniciando a alfabetização,se torna um brinquedo que ajuda na leitura e formação de palavras.


Criada pela professora Vanessa Medeiros,para trabalharmos TEMPO com os alunos.(tempo dos jogos,história do tempo,do relógio,diferentes tipos dee relógios,como utilizar seu tempo,etc..Aproveitei para fazer o relógio analógico para trabalhar horas e a diferença entre eles.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

MINHAS PONTEIRAS de FOFUCHINHAS

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

AMIGOS...





Aos amigos....
A estrada para o sucesso não é uma reta.

Há uma curva chamada fracasso,
um trevo chamado confusão,
quebra molas chamados amigos,
faróis de advertência chamados família e
pneus furados chamados empregos.

Mas....

Se você tiver um estepe chamado determinação,
um motor chamado perseverança,
um seguro chamado fé
e um motorista chamado
Jesus,

você chegará a um lugar chamado
Sucesso!!!

Beijos...


Crica

PROJETO TODOS CONTRA A DENGUE

Esse projeto aconteceu na ESCOLA M.MONTEIRO LOBATO,Municípo de Matinhos-PR.Envolveu toda a EScola que ofereceu aos pais e toda a comunidade local uma Palestra com técnicos e especialistas para orientação sobre a Dengue.Fizeram atividades preparadas pelas professoras a respeito do tema.Depois as crianças e todos que participaram sairam no bairro,localizando piscinas e locais de água parada e orientando a população com panfletos explicativos eorientações que aprenderam na palestra.Tivemos a participação especial para animar o evento, da Profª Sandra Shogor e do Secretário da Escola Felipe Canetti vestidos de "DENGUE E DENGUINHO".
Foi um evento mais que especial e muito produtivo promovido pela escola.












domingo, 24 de janeiro de 2010

MATINHOS PR

Essa é minha cidade,um verdadeiro paraíso.Venha conhecer MATINHOS,litoral do Estado do PARANÁ.
Essas fotos foram tiradas da net: site de Matinhos,orkut de amigos,etc...
Desconheço os verdadeiros fotógrafos.Mas se por ventura for foto de sua autoria,entre em contato para editarmos seus créditos....
CRICA VACCARI























MALA SURPRESA....






MALA SURPRESA
Fiz essa mala surpresa para trabalhar a escrita das crianças COM DEFICIT DE APRENDIZAGEM de uma maneira mais interessante e prazerosa.
Na mala coloquei vários objetos,brinquedinhos,coisinhas,que chamam a atenção das crianças e que tbm apresentam as dificuldades a serem trabalhadas como lh,nh,ch,rr,ss etc...
A criança escolhe um objeto.Permanece com ele na mão e os demais tentam adivinhar o que o colega escolheu,quem adivinhar ganha ponto,dinheirinho(sem valor)adesivos etc...
Depois das tentativas de adivinhação TODOS escrevem o nome do objeto no caderno como forma de ditado.
Além disso pode ser utilizado na alfabetização de crianças surdas por ser um recurso visual.Eles adoram,é bem legal.

EU SOU CRICA MESMO!!!!

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

O que é Blog???


O que é um blog?
O blog é um diário pessoal. Uma tribuna diária. Um espaço interativo. Um local para discussões políticas. Um canal com as últimas notícias. Um conjunto de links. Suas idéias. Mensagens para o mundo.

O seu blog pode ter a forma que você quiser. Há milhões de blogs, de todos os tamanhos e formatos. Na verdade, não há regras.

Dito de forma simples, o blog é um site onde você está sempre escrevendo coisas. As novidades aparecem na parte de cima, para que os visitantes vejam. Em seguida, os visitantes fazem comentários sobre a novidade, acrescentam um link ou enviam emails. Ou não.

Desde o lançamento do Blogger, em 1999, os blogs redesenharam a Web, dinamizaram a política, sacudiram a imprensa e deram voz a milhões de pessoas.

E temos certeza de que tudo isso é mesmo só o começo.

http://www.blogger.com/tour_start.g

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

BILBOQUÊ

Criei esse brinquedo baseado no antigo BILBOQUÊ,para reaproveitar carretel usado de fio e bolinhas de desodorante ROLLON.Caprichei para vcs no passo a passo,para que possam utilizar a idéia e confeccionar um brinquedo excelente para trabalhar a atenção,equilíbrio,paciência,regras etc...Espero que gostem.Pode ser feito com garrafa pet.bjinhos....

























MODELOS DE BILBOQUÊ DA NET:






Da net WIKPEDIA:

Bilboquê é um brinquedo antigo que consiste em uma esfera de madeira (ou de forma semelhante), com um orifício central, e presa por uma corda numa espécie de suporte. Através do movimento das mãos, esta bola deve ser encaixada no suporte.
Essa palavra consiste em uma espada finamente temperada, originária de Bilbao, na Espanha. Esta cidade fica na região basca, de onde vem o jai alai, um jogo que usa um tipo de “pegador e bola”. É também uma região que, desde a Antiguidade, recebe influência dos mais variados povos: cartagineses, romanos e árabes, entre outros.Em francês, a palavra bilboquet tem relação com a palavra bille, que tanto pode ser traduzida como "pequeno bastão" , como por "bolinha-de-gude". Estudiosos da língua afirmam que a palavra bilboquet aparece em textos franceses pelo menos desde 1534.
Existem evidências de uma larga disseminação do uso desse jogo. Pinturas européias indicam que ele era praticado nas cortes reais e aldeias do continente. Também pode-se encontrar este jogo em culturas de diversas partes do mundo: Japão, México, Ártico, América do Norte e América do Sul. No Japão, o bilboquê recebe o nome de kendama; na maioria dos países latino-americanos, recebe o nome de balero;

Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Bilboqu%C3%AA"

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

MINHAS PONTEIRAS -FOTOS


























 
^