QUERIDOS SEGUIDORES

sábado, 20 de agosto de 2011

AFTAS....uiuiuu....









As aftas, também conhecidas como estomatites aftosas, são lesões dolorosas que ocorrem na mucosa oral e podem atingir língua e garganta. São consideradas lesões "limpas" pois não são causadas por fungos, bacterias ou outros microorganismos. Elas variam de tamanho, podendo ser afta minor ou major.


As causas (ver: causas aftas) das aftas não são totalmente conhecidas, mas acredita-se que estejam ligadas ao consumo de alguns alimentos (queijos, amêndoas, frutas secas, alimentos com determinados conservantes, frutas ácidas) e medicamentos (AINEs, ácido benzóico, quimioterápicos), possam ser aftogênicos. Desconfia-se também que a afta seja uma manifestação comum a diversas outras doenças, sobretudo de caráter imunológico, falta de higiene bucal, imunodepressão, estresse, pré-disposição genética, deficiência nutricional, etc. As aftas não possuem caráter infeccioso, portanto, não são transmitidas de uma pessoa a outra. Apresenta incidência de cerca de 20-50% na população mundial e se agravam na fase adulta. A duração das aftas é de cerca de 1 a 2 semanas, sumindo espontaneamente.

Essas lesões se caracterizam por possuir aspecto circular ou oval, como pequenas crateras, com fundo esbranquiçado ou amarelado e vermelhidão ao redor (ver: sintomas aftas).

O tratamento (ver: tratamento aftas) visa melhoras os sintomas de dor e desconforto das aftas e para isso podem ser usados bicarbonato de sódio, pomadas apropriadas, bochechos com antiinflamatórios, corticóides, dentre outros. Os medicamentos para o tratamento das aftas normalmente encontram-se na forma de géis, enxaguantes bucais, pastilhas, cremes, pastas, etc.

Plantas (ver: plantas aftas) como malva, chá preto, hamamelis, ruibarbo, sálvia e alcaçuz auxiliam no tratamento.

Dicas (ver: dicas aftas): caso o paciente já tenha tendência ao desenvolvimento da afta, recomenda-se que ele adote medidas adequadas de higiene bucal, bem como evite o consumo de alimentos que possam desencadear a doença. O consumo de alimentos com vitamina C e do complexo B previnem contra o aparecimento das lesões aftosas.
http://www.criasaude.com.br/N1936/doencas/afta.html

4 comentários:

Micarla disse...

Oi Cris,vim te avisar que coloquei seu banner na minha página de parcerias ok?Um maravilhoso final de semana,bjo.

ROSÂNIA disse...

ESTÁ ROLANDO UM SORTEIO BACANA LÁ NO MEU BLOG E TÔ TE ESPERANDO LÁ ...
MIL BJOS,
RÔ(ARTESARÔ)

tuka Sousa disse...

óla amiga faço parte das blogueiras unidas e meu numero é 146, estou visitando todos os blogs cadastrados... e já estou te seguindo e te convidopara conhecer o meu blog http://blog-datuka.blogspot.com/.
Bjs

Cristi@ne disse...

Olá Criis... passando pra ver as novidades depois de mto tempo...já tinha saudades... rs
Ótima dica...sempre me aparecem...affff

Linda e abençoada semaninha
Bjokas infinitas da Cris

Enviar um comentário

 
^