sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010
CALENDÁRIO
FAÇA VOCÊ MESMO...
Calendário para a sala de aula
Com este calendário atualizado diariamente pela turma, você responde à pergunta de sempre — "Que dia é hoje?" — e ainda trabalha conceitos que serão importantes por toda a vida escolar de seus alunos
Importantíssimo para a criança aprender a se localizar no tempo.
O calendário faz parte do nosso dia-a-dia. Ele marca os dias, os meses e o ano e não existe mesa, computador ou agenda que não tenha o seu. Precisa de outro motivo para ter um na parede da sala de aula? Não um calendário qualquer, claro. Mas um calendário feito pela equipe da revista ESCOLA especialmente para você, professor. A vantagem deste modelo é a mobilidade. As datas comemorativas (veja lista ao lado) e as atividades promovidas pela escola são representadas com botões decorativos ou brochinhos de biscuit e podem ser mudadas todo mês.
Convide a classe para ajudar você na produção. Assim, os alunos se sentem donos do calendário e se acostumam a consultá-lo sempre. A vantagem é que vão aprender a se organizar. Quantos dias faltam para a avaliação? Quando temos que devolver os livros para a biblioteca?
A coordenadora pedagógica Maria Isabel Moniz, da Escola Carlitos, em São Paulo, sugere aproveitar o calendário para trabalhar a autonomia com estudantes de todas as idades. O resultado é infalível. "Os pequenos, que ainda precisam de um adulto para orientá-los nas atividades escolares, começam a identificar o que vai acontecer naquele dia e nos próximos", explica. "Os maiores participam da dinâmica da classe identificando quanto tempo ainda há para organizar um passeio ou entregar um trabalho."
Cristiane Marangon Colaborou Giovana Girardi
(IVANA KAIPER)
Etiquetas:
SALA DE RECURSOS
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário