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terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

A FAMÍLIA







Experiências...

Há um período em que os pais vão ficando órfãos de seus próprios filhos. É que as crianças crescem independentes de nós, como árvores tagarelas e pássaros estabanados.

Crescem sem pedir licença à vida.

Crescem com uma estridência alegre e, às vezes, com alardeada arrogância. Mas não crescem todos os dias, de igual maneira, crescem de repente.

Um dia, sentam-se perto de você e dizem uma frase com tal maturidade que você sente que não pode mais trocar as fraldas daquela criatura.

Onde é que andou crescendo aquela danadinha que você não percebeu?

Cadê a pazinha de brincar na areia, as festinhas de aniversário com palhaços e o primeiro uniforme do maternal?

A criança está crescendo num ritual de obediência orgânica e desobediência civil.

E você está agora ali, na porta da discoteca, esperando que ela não apenas cresça, mas apareça!

Ali estão muitos pais ao volante, esperando que eles saiam esfuziantes sobre patins e cabelos longos, soltos.

Entre hambúrgueres e refrigerantes nas esquinas, lá estão nossos filhos com o uniforme de sua geração: incômodas mochilas da moda nos ombros.

Ali estamos, com os cabelos esbranquiçados.

Esses são os filhos que conseguimos gerar e amar, apesar dos golpes dos ventos, das colheitas, das notícias, e da ditadura das horas.
E eles crescem meio amestrados, observando e aprendendo com nossos acertos e erros.

Principalmente com os erros que esperamos que não repitam.

Há um período em que os pais vão ficando um pouco órfãos dos próprios filhos.

Não mais os pegaremos nas portas das discotecas e das festas.
Passou o tempo do ballet, do inglês, da natação e do judô.
Saíram do banco de trás e passaram para o volante de suas próprias vidas.

Deveríamos ter ido mais à cama deles ao anoitecer para ouvirmos sua alma respirando conversas e confidências entre os lençóis da infância, e os adolescentes cobertores daquele quarto cheio de adesivos, posters, agendas coloridas e discos ensurdecedores.

Não os levamos suficientemente ao Playcenter, ao shopping, não lhes demos suficientes hambúrgueres e cocas, não lhes compramos todos os sorvetes e roupas que gostaríamos de ter comprado.

Eles cresceram sem que esgotássemos neles todo o nosso afeto.
No princípio, subiam a serra ou iam à casa de praia entre embrulhos, bolachas, engarrafamentos, natais, páscoas, piscina e amiguinhos.
Sim, havia as brigas dentro do carro, a disputa pela janela, os pedidos de chicletes e cantorias sem fim.

Depois chegou o tempo em que viajar com os pais começou a ser um esforço, um sofrimento, pois era impossível deixar a turma a os primeiros namorados.

Os pais ficaram exilados dos filhos.

Tinham a solidão que sempre desejaram, mas, de repente, morriam de saudades daquelas "pestes".

Chega o momento em que só nos resta ficar de longe torcendo e rezando muito (nessa hora, se a gente tinha desaprendido, reaprende a rezar) para que eles acertem nas escolhas em busca de felicidade.

E que a conquistem do modo mais completo possível.
O jeito é esperar: qualquer hora podem nos dar netos.
O neto é a hora do carinho ocioso e estocado, não exercido nos próprios filhos, e que não pode morrer conosco.

Por isso os avós são tão desmesurados e distribuem tão incontrolável carinho. Os netos são a última oportunidade de reeditar o nosso afeto.
Por isso é necessário fazer alguma coisa a mais, antes que eles cresçam.

Aprendemos a ser filhos depois que somos pais. Só aprendemos a ser pais depois que somos avós...

Autor: Affonso Romano de Sant'Anna

Publicado no Portal da Família em 01/03/2003
retirado do BLOG:
http://partilhandosugestoesescolares.blogspot.com/






achei interessante ....Parabéns aos autores..

Projeto: Família - "Compartilhando o viver"
E.M.E.I."ProF. Valéria de OliveiraAsenjo"
De 21 a 31 de Agosto de 2006
Professoras responsáveis:
- Adriana Marianelli
- Luciane Ubeda
Programação de encerramento do Projeto:
- Dias: 29,30 e 31/08.

JUSTIFICATIVA
Nossa sociedade está constante movimento e
transições; mudanças sócio-econômicas, mudança de
papéis sociais que se refletem na formação das famílias.
Não temos mais a idealizada família nuclear, no entanto
ainda precisamos do amparo da família, como o início de
nossa formação pessoal e como apoio diante das
dificuldades e desafios que a vida impõe.
A família ainda é o berço da vida em sociedade, seja
ela formada por 2 membros ou mais, com ou sem laços de
parentesco. E é de extrema importância resgatar e
preservar os valores, os quais devem permear os
relacionamentos em família, tais como: respeito ao seu
próximo ( as diferenças), companheirismo, cooperação,
amor, cumplicidade, solidariedade, fraternidade, perdão,
cooperação, união, paz, etc..
OBJETIVOS
- Conhecer a formação da nossa família, resgatando um
pouco de sua história.
- Propiciar uma reflexão sobre os valores que devem fazer
parte do convívio da família: cooperação, união, respeito,
amor, companheirismo, solidariedade, fraternidade,
segurança, paz, etc., à fim de torná-Ios em uma prática
cotidiana, exemplificando o amor ao próximo.
- Estreitar os laços de afetividade que unam os membros
da família.
- Aproximar a família do aluno ao trabalho que se
desenvolve na escola, conduzindo a família à um
envolvimento maior, conhecendo e participando de nossa
rotina, conseqüentemente, envolvendo-se mais na vida da
cnança.
CONTEÚDOS CONCEITUAIS
- Conceito de família: núcleo de pessoas unidas por uma
história, e que convivem juntas em um lar.
- Diferença ente lar e casa.
- O "Ser" diferente.
- História do encontro da família (árvore genealógica)
- União e cooperação.
- Conceito de lar: abrigo seguro, onde vivemos com a
família.
- Identificação de parentesco (estrutura familiar)
CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS
- Ouvir histórias. Sugestões: "A Chapeuzinho Vermelho",
"João e o Pé de feiJ.ão" , "João e Maria" '""Tanto tan to" "A
galinha ruiva", entre outras; conversar como são essas
famílias das histórias, levantando pontos como o papel da
mãe, do pai, como é viver na ausência de um deles.
- Observar as famílias que podem ser diferentes,
assistindo os filmes: "A era do gelo 2", "Lilo e Stite", entre
outros.
- Assistir (ouvir) o Vídeo Clip da música "Eu", de Paulo
Tátil e Sandra Peres, que ilustra como pode ser a história
do encontro da família. Propor a pesquisa, como meus
pais se encontraram e partilhar na roda da conversa.
Também, com quem me pareço mais?
- Atividades, dinâmicas e jogos que estimulem a união e a
cooperação.
- Construir maquetes com tipos diferentes de moradia, de
madeira, papelão, tijolos e cimento; como seria a casa dos
meus sonhos, para mim e minha família.
- Fazer a árvore genealógica, até os bisavós, colocando os
nomes, através de pesquisa.
- Promover três dias de entrosamento e confraternização
com a família na escola, através de atividades, tais como:
peça teatral (apresentada pelo corpo docente da escola),
reflexão sobre o tema família, oficinas, desfile do grandão,
apresentação de uma música pelas crianças em
homenagem à família, pique-nique com a família, etc..
- Entrevistar membros da família.
CONTEÚDOS ATITUDINAIS
- Valorizar e fortalecer os laços de união da família.
- Vivenciar e contribuir para que os valores (citados) façam
parte de nossos relacionamentos na escola e em família.
- Gerar um ambiente que favoreça o envolvimento da
família na escola.
CONTEMPLAÇÃO DAS ÁREAS:
NATUREZA E SOCIEDADE / IDENTIDADE E
AUTONOMIA:
- Regras de convivência familiar;
- Identificação de parentesco - estrutura familiar (árvore
genealógica). História da formação de sua família -
através de pesquisas;
- Eu e a minha família;
- Diferença entre lar e casa;
- Valores - "Os dez mandamentos para a paz na família"
MATEMÁTICA:
- Contagem dos membros de sua família - Estatística - n°
de irmãos, membros);
- Descrição do trajeto de casa p/ a escola - noções de
tempo-espaço e distância;
- Desafios matemáticos - situações problemas, jogos
matemáticos;
- Receitas (que poderão vir de casa e trocar entre os
alunos) - medida;
- Marcação do tempo -(pesquisar idade dos familiares)
linha do tempo da vida da criança - momentos marcantes.
LíNGUA PORTUGUESA:
- Roda de conversa sobre assuntos relacionados à família;
- Narrações, poesias, letras de música, sobre o assunto;
- Receitas;
- Cruzadinhas;
- Caça- palavras;
- Lista de nomes dos membros da família;
- Escrita espontânea;
ARTES VISUAIS:
- Recorte e colagem;
- Dobradura;
- Pinturas, diversas técnicas;
- Confecção das lembranças - "oficina" - feita pela família;
- Convite - Dobradura de uma casa.
- Maquetes dos diferentes tipos de casa e/ou pesquisas
em revistas;
- Filmes em DVD, relacionados ao tema;
- Casa da boneca;
MÚSICA E MOVIMENTO:
- Ensaio p/ apresentação (música: "Abençoa Senhor as
famílias...") / Apresentação;
- Dança c/ músicas relacioandas ao tema família;
- Banda;
- Ginástica;
- "Desfile do Grandão'",
- Jogos e Brincadeiras;
SUGESTÕES:
-Livro do Baú do Professor (Histórias e oficinas
pedagógicas ):
Volume 3 -
. João e o pé de feijão - páginas 179 a 212;
. A sopa de pedra - páginas 213 a 239;
Volume 2 -
. O lobo e os sete cabritinhos - páginas 41 a 67;
Volume 4-
. A galinha ruiva - páginas 09 a 43;
. João e Maria - páginas 147 a 179;
- Coleção "Direitos e Deveres da criança":
* Proteção, amor e segurança;
* Proteção e cidadania;
* Proteção, amizade e paz;
-Livros-
* Os três porquinhos (tipos de casa);
* A família canguru (Coleção "Paraíso da criança");
- Coleção" Pelo avesso" :
* Quem parte, reparte;
* Irmão podia ser de pilha;
-

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