QUERIDOS SEGUIDORES

domingo, 9 de maio de 2010

Eurotúnel, maravilha do mundo moderno

Percurso do Eurotúnel

Retirado do blog:http://blogdaescolasantaterezinhaaracaju.blogspot.com/2010/05/eurotunel-maravilha-do-mundo-moderno.html



Você já ouviu falar do Eurotúnel? É um túnel ferroviário submarino de 50,5 km que atravessa o Canal da Mancha ligando a França à Inglaterra. A construção desse túnel, que é considerado uma grande obra da engenharia e arquitetura, começou pelos dois lados, ou seja, enquanto uma equipe iniciava a construção na França, outra começava na Inglaterra, e terminou quando essas equipes se encontraram. Foram quase dois séculos de discussões para que esses países aceitassem a construção do túnel, pois eles tinham sido inimigos de guerra anteriormente e, por isso, achavam que era essa ligação poderia ser perigosa.
A inauguração do Eurotúnel, feita simbolicamente por François Mitterrand e pela rainha Elizabeth II, em 6 de maio de 1994, marcou o fim do isolamento britânico que, por séculos, foi muito importante para a defesa do Reino Unido. Após oito anos de muito trabalho, foi aberto para uso comercial, oferecendo três serviços principais: o Le Shuttle, um trem que carrega veículos; o Eurostar, para passageiros, conectando estações em Londres a Paris e Bruxelas; e trens de carga. Quase 7 milhões de passageiros fazem a travessia de 35 minutos todo ano.
http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/eurotunel.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Eurot%C3%BAnel

0 comentários:

Enviar um comentário

 
^