QUERIDOS SEGUIDORES

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Minhas artes...

sábado, 20 de fevereiro de 2010

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS































BICHINHOS NA BEXIGA

OLHA SÓ QUE GRACINHAS OS BICHINHOS!!!
É uma propaganda da ECOVIA do Estado do Paraná...Achei lindinho...














































Níveis da Escrita

PRÉ-SILÁBICA

*Grafismo Primitivo

Predomínio de rabiscos e pseudo-letras. A utilização de grafias convencionais é um intento para a criança. Desenvolvem procedimentos para diferenciar escritas. (garatujas)

*Escrita sem controle de quantidade

A criança escreve ocupando toda a largura da folha ou do espaço destinado a escrita. A R M S MO H A O R U I L N M (brigadeiro) A M T O X A M H N TS K H U I (pipoca) M H O T I P E R T C L P M N B O (suco) A T R O C D G P E S IP U T D F F (bis)

*Escrita Unigráfica-A criança utiliza somente uma letra para representar a palavra. A (brigadeiro) L (pipoca) F (suco) C (bis)

*Escrita Fixa
A mesma série de letras numa mesma ordem serve para diferenciar nomes. Predomínio de grafias convencionais. A L N I (brigadeiro) A L N I (pipoca) A L N I (suco) A L N I (bis)

*Quantidade variável: Repertório Fixo/Parcial
Algumas letras aparecem na mesma ordem e lugar, outras letras de forma diferente. Varia a quantidade de letras para cada palavra.
S A M T (brigadeiro) A M T (pipoca) A M T S A (suco)S A T (bis)

*Quantidade constante: Repertório variável
Quantidade constante para todas as escritas. Porém, usa-se o recurso da diferenciação qualitativa: as letras mudam ou muda a ordem das letras. HRUM (brigadeiro) ASGK (pipoca) ONBJ (suco)CFTV (bis)


*Quantidade variável: Repertório variado-

Expressam máxima diferenciação controlada para diferenciar uma escrita de outra.
R A M Q N (brigadeiro) A B E A M F (pipoca) G E P F A (suco) O S D L (bis)

*Quantidade e repertório variáveis: Presença de valor sonoro início e/ou fim
Variedade na quantidade e no repertório de letras. A criança preocupa-se em utilizar letras que correspondem ao som inicial e/ou final. I M S A B R O (brigadeiro) I B R N S A (pipoca) U R M T O (suco) I N B O X I X (bis)

SILÁBICA

*Sem valor sonoro:A criança escreve uma letra para representar a sílaba sem se preocupar com o valor sonoro correspondente:R O M T (brigadeiro)B U D (pipoca)A S (suco) R (bis)


*Iniciando uma correspondência sonora:A criança escreve uma letra para cada sílaba e começa a utilizar letras que correspondem ao som da sílaba. I T M O (brigadeiro) P Q A (pipoca) R O (suco) G I (bis)

*Com valor sonoro:
A criança escreve uma letra para cada sílaba, utilizando letras que correspondem ao som da sílaba; às vezes usa só vogal e outras vezes consoante e vogal. I A E O – B H D O (brigadeiro)I O A – P O K (pipoca)U O – S C (suco)I S – B I (bis)


*Silábico em conflito ou hipótese falsa necessária:Momento de conflito cognitivo relacionado à quantidade mínima de letras (BIS/ISIS) e a contradição entre a interpretação silábica e as escritas alfabéticas que têm sempre mais letras. Acrescenta letras e dá a impressão que regrediu para o pré- silábico.

B H D U L E (brigadeiro) I O K E C (pipoca) U O K U (suco) I S I S (bis)

SILÁBICA - ALFABÉTICA

A criança, ora escreve uma letra para representar a sílaba, ora escreve a sílaba completa. Dificuldade é mais visível nas sílabas complexas.B I H D R O (brigadeiro) P I P O K (pipoca) S U K O (suco) B I Z (bis)

ALFABÉTICA

A criança já compreende o sistema de escrita faltando apenas apropriar-se das convenções ortográficas; principalmente nas sílabas complexas.. BRIGADEIRO PIPOCA SUCO BIS

Essas informações são parâmetros que ajudam a compreender as hipóteses das crianças sobre o sistema de escrita e assim poder planejar e intervir intencionalmente para que avancem.
As crianças são complexas e muitas vezes não se encaixam nas “gavetinhas”, é preciso investigar, usando diferentes estratégias para conhecê-las.

IDENTIFICAÇÃO

Um exercício de cidadania...




Modelo de certidão



Faça você mesmo um modelinho de certidão de nascimento...




modelo de identidade




Vamos tentar fazer uma carteirinha de identidade de brincadeira?







As 4 operações...








sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

CALENDÁRIO




FAÇA VOCÊ MESMO...

Calendário para a sala de aula

Com este calendário atualizado diariamente pela turma, você responde à pergunta de sempre — "Que dia é hoje?" — e ainda trabalha conceitos que serão importantes por toda a vida escolar de seus alunos

Importantíssimo para a criança aprender a se localizar no tempo.

O calendário faz parte do nosso dia-a-dia. Ele marca os dias, os meses e o ano e não existe mesa, computador ou agenda que não tenha o seu. Precisa de outro motivo para ter um na parede da sala de aula? Não um calendário qualquer, claro. Mas um calendário feito pela equipe da revista ESCOLA especialmente para você, professor. A vantagem deste modelo é a mobilidade. As datas comemorativas (veja lista ao lado) e as atividades promovidas pela escola são representadas com botões decorativos ou brochinhos de biscuit e podem ser mudadas todo mês.
Convide a classe para ajudar você na produção. Assim, os alunos se sentem donos do calendário e se acostumam a consultá-lo sempre. A vantagem é que vão aprender a se organizar. Quantos dias faltam para a avaliação? Quando temos que devolver os livros para a biblioteca?
A coordenadora pedagógica Maria Isabel Moniz, da Escola Carlitos, em São Paulo, sugere aproveitar o calendário para trabalhar a autonomia com estudantes de todas as idades. O resultado é infalível. "Os pequenos, que ainda precisam de um adulto para orientá-los nas atividades escolares, começam a identificar o que vai acontecer naquele dia e nos próximos", explica. "Os maiores participam da dinâmica da classe identificando quanto tempo ainda há para organizar um passeio ou entregar um trabalho."
Cristiane Marangon Colaborou Giovana Girardi




















(IVANA KAIPER)










TABUADAS...

Fiz essa corrida de tabuada para insentivar os alunos a estudar,eles adoraram e até pede para eu tomar a tabuada.Quem acerta a tabuada corrida e salteada o cavalinho pula uma casinha,o primeiro menino e a primeira menina que chegar no final ganha prêmio(livrinhos,jogos,brinquedos etc..)e todos aqueles que chegarem independente a ordem ganham pirulitos...












Uma maneira agradável e divertida de aprender a tabuada contando os quadradinhos formados pelos canudinhos 10X10.Eles adoram descobrir que são capazes de aprender...
A máquina de aprender tabuada é incrivel,facil de fazer,barata,criativa e simples,vc pode gerar competições na turma e fazer diversar brincadeiras estimulando seus alunos a estudar,mas o mais importante é o entendimento do processo,a "decoreba"acontece brincando,naturalmente...hehehe...parece propaganda de muamba....heheheh
A base é um quadrado duplo para colar os canudos entre os quadrados10X10.Coloca-se um ponto na junção das pontas onde ficam os canudos.Para funcionar,heheh,basta dobrar a quantidade de canudos confrontando os canudos,exemplo 2 canudos amarelos e 3 canudos azuis ou seja 2 X 3,conta-se os quadradinhos que formam-se com o cruzamento dos canudos,partindo  do quadradinho onde está o ponto que vc desenhou na junção dos canudos.....lembrando sempre que o melhor recurso é o carinho....




























 
^