QUERIDOS SEGUIDORES

sexta-feira, 28 de maio de 2010

NOVAS PONTEIRAS 2







































domingo, 23 de maio de 2010

FILME " A QUEDA DE HITLER"

O filme utilizado como ferramenta de estudos nas turmas 8ª A e B,da Escola Estadual Abigail dos Santos Corrêa,foi de grande importância para concluir o capítulo relacionado a II Guerra Mundial com êxito.
Os alunos se mantiveram atentos aos detalhes e ao processo que levou a queda do general mais odiado,"amado" e respeitado de toda a história.
Uma maneira de trabalhar o conteúdo aproximando o aluno dos momentos cruciais que foram verdadeiros marcos da história mundial.
Além do filme,foram trabalhados vídeos retirados da net,slides,fotos dos campos de concentração,quartel general,batalhas e holocausto,também atividades de interpretação em sala e estudo do mapa mundi contendo as principais, batalhas em formato de "jogo" multimídia.
A avaliação tem sido feita de maneira contínua,observando o interesse e a participação dos alunos nas aulas e na conclusão das atividades propostas em sala,entrega em dia das mesmas, além de comentários e discussões em sala e no blog,finalizando com a avaliação formal como narrativa histórica.


























A arte de ser professor .....

A arte de ser professor


Professor, palavra de origem latina, é aquele que professa ou ensina uma ciência, uma arte, uma técnica,uma disciplina.É o mestre.E como tal, deve dar o exemplo, ser respeitado e imitado.Infelizmente essa imagem nunca correspondeu à realidade.A nossa imagem como professor sofreu ao longo dos tempos modificações.Houve época que tínhamos o mesmo prestígio que outros profissionais como médicos, advogados,etc.Tínhamos o reconhecimento da sociedade quanto da importância de nossa profissão para o mundo.
Hoje, a imagem do professor ainda é respeitadissíma, sua projeção é que é distorcida.A sociedade ignora a essência do trabalho docente :o cotidiano da sala de aula e o desenvolvimento lento e gradativo ,ou seja, não é divulgado justamente o que nos dá satisfação.Nossos governantes também se encarregam de distorcer a imagem do professor,quando não tratam adequadamente da educação culpando-nos pelos insucessos e fracassos.
Somos imprescindíveis para a humanidade. O ser se torna humano através da educação,e esse processo que é de formação para o melhor viver é mediado pelo professor.Nossa missão consiste em mediar a aprendizagem, criando situações e desafios.
Somos artesãos do futuro . Nossa profissão é a mais bela de todas, pois ajudamos a potencializar as futuras gerações e temos o dever de construir um mundo mais alegre, mais justo, mais igualitário e como diz Paulo Freire "um mundo menos feio".

Trecho do texto de Mário Roberto publicado no Recanto das Letras
retirado do blog:
http://artealfabetizar.blogspot.com/

sábado, 15 de maio de 2010

"O MELHOR RECURSO É O CARINHO"
































 
^