QUERIDOS SEGUIDORES

sexta-feira, 25 de março de 2011

A SALA DE RECURSOS FUNCIONA...

SALA DE RECURSOS: O melhor recurso é o CARINHO...

Este ano a Escola Municipal Monteiro Lobato está ofertando o atendimento da SALA DE RECURSOS.Contando com trabalho da Professora Cris Vaccari,que de maneira lúdica e dinâmica vem restaurando a autoestima e contribuindo para o aprendizado das crianças que apresentam déficit de aprendizagem,transtornos de atenção , conduta, e TDAH.A Professora prepara o aluno para desenvolver habilidades e utilizar instrumentos de apoio que facilitem o aprendizado nas aulas regulares.O trabalho na Sala de recursos é lento e contínuo,porém apresenta excelentes resultados a longo prazo.Na Sala de Recursos o trabalho é feito a partir das intervenções sugeridas pela Avaliação Psicoeducacional além da Sondagem feita pela professora da Sala de Recursos.
O objetivo da sala de recursos é promover e favorecer a aprendizagem do aluno visando o desenvolvimento global,valorizando habilidades, competências, avanços, resgatando a auto-estima e possibilitando o crescimento educacional voltados as dificuldades e necessidades individuais.As crianças são atendidas durante 4 horas por semana divididas em 2 dias. Sempre buscando o desenvolvimento da criança em parceria com os professores da sala regular.
Na sala de recursos a utilização de materiais alternativos é fundamental para o resgate dos conteúdos defasados : Jogos pedagógicos;Blocos lógicos;Sucata (tampinhas, palitos,etc); Folheto de mercado;Material dourado;Fita métrica;Relógio;Dados; Materiais recicláveis,Xerox ou Material impresso,Massinha,Histórias em quadrinhos, Poema,Versos,Figuras,Escrita no quadro,na areia,no chão,etc..Exposição oral de fichas, livrinhos de historinhas infantis, códigos,recortes de jornais, revistas e outros meios gráficos de leitura;Produção de textos através de som corporal,mímicas ,oralidade gestos,frases,desenhos,sequencia;Uso do espelho;Atividades de pesquisa coletivas e individuais; Utilização de Materiais paradidáticos elaborados pela professora e pelos próprios alunos(caça palavras,palavras cruzadas, trilhas, joguinhos, memória,dominós etc..)Dramatizações;Musicalidade;Registro no caderno;Ilustrações;Desenhos; Painéis; Cartazes;Fotos.
A avaliação segue obedecendo os requisitos:
• Verificar a participação do aluno nas atividades propostas;
• Verificar se o aluno lê e escreve associando seu significado, observar a compreensão e INTERPRETAÇÃO dos aluno em relação aos textos lidos;
• Observação individual direcionada ao aluno;
• Compreensão do aluno em relação aos conteúdos propostos;
• Produção de textos oral para a organização correta de suas idéias e escrita para avaliação formal;
Um Breve resumo do trabalho pode ser contemplado no Blog e Orkut da Professora Cris Vaccari
Visite:
Orkut:Cris Vaccari Crica
Blog:Educano com Arte:
http://criseducando.blogspot.com/

Texto:Profª Cris Vaccari




































3 comentários:

Maria selma disse...

Cris,muito legal seu trabalho....Amiga,estou partcipando com o poema MINHA PÉROLA,no blog Ostra-da-poesia,é a SEXTA poesia,preciso de comentários,se quiserem deixar seu carinho lá ficarei muito grata...
Este é o link:http://ostra-da-poesia.blogspot.com/
Muito obrigada!!!

Anónimo disse...

Amei seu blog é lindo,

Anónimo disse...

o mundo precisa de educadores como vc ,parabéns colega seu trabalho é lindo

Enviar um comentário

 
^