QUERIDOS SEGUIDORES

quarta-feira, 27 de abril de 2011

SÍNDROME, TRANSTORNO ou DISTÚRBIO?


DIFERENÇA ENTRE SÍNDROME, TRANSTORNO, DISTÚRBIO ORGÂNICO E DISTÚRBIO FUNCIONAL

A síndrome e o transtorno andam juntos enquanto são constituídas pelo conjunto de sinais e sintomas que caracterizam uma determinada patologia. Enquanto não se identifica a patologia continuamos a chamar esse conjunto de sinais e sintomas de síndrome. No momento em que se define a patologia, o quadro passa a ser chamado de transtorno.

Tanto a síndrome como o transtorno podem ser orgânicas ou funcionais, sendo chamado de orgânico quando caracteriza-se por representar um problema em um determinado órgão em mal funcionamento detectável, ou seja, quando é causada diretamente por anomalias estruturais cerebrais, neuroquímicas ou neurofisiológicas do paciente. Normalmente o que nos facilita a caracterização de determinado distúrbio de orgânico é quando o paciente apresenta prejuízos cognitivos consideráveis, como a falta de memória, dificuldade muito grande de orientação, cálculos freqüentemente errados, erros graves de julgamento, falta de compreensão da linguagem, etc...

O distúrbio orgânico é considerado uma síndrome quando o médico suspeita de uma causa orgânica mas ainda não possui dados clínicos suficiente para essa confirmação. A partir do momento que essa causa orgânica é identificada esse distúrbio passa a ser considerado um transtorno mental orgânico.

Quando se identifica o órgão, mas esse não apresenta qualquer anormalidade detectável nos exames, chamamos esse distúrbio de funcional.

A ocorrência da Síndrome ou do Transtorno nos leva a deduzir pela presença, na pessoa, da estrutura psicótica correspondente, exceto nos casos de transtornos orgânicos a partir de determinadas lesões, o que faz o paciente adquirir comportamentos tal qual o psicótico, mesmo sem ter a estrutura correspondente nascida com ele, mas adquirida com a lesão.

http://iupe.webnode.com/diferen%C3%A7a%20entre%20sindrome,%20transtorno,%20disturbio%20org%C3%A2nico%20e%20disturbio%20funcional%20com%20enfoque%20na%20quest%C3%A3o%20do%20estrutural%20e%20n%C3%A3o%20estrutural/

1 comentários:

micarla disse...

òtimo post amiga,passando para uma visitinha,tudo lindo por aqui, como sempre!beijinho.

Enviar um comentário

 
^