QUERIDOS SEGUIDORES

quarta-feira, 28 de abril de 2010

HIPERIDROSE-SUOR EXCESSIVO



Atrapalha o desenvolvimento acadêmico da criança...

A hiperidrose é uma doença caracterizada por produção excessiva de suor, devido a hiperatividade das glândulas sudoríparas. Acomete aproximadamente 1% da população e, embora não seja grave, causa extremo desconforto e constrangimento às pessoas. A hiperidrose pode ocorrer sem ter uma causa identificável, ou estar associada a outras doenças, como hipertireoidismo, distúrbios psiquiátricos, obesidade e menopausa.

O que a pessoa apresenta

• Aumento da temperatura ambiente;
• Febre;
• Prática de atividade física;
• Ansiedade;
• Ingestão de alimentos muito condimentados.

Observa-se uma importante relação entre estresse e a ocorrência das crises, especialmente nos pacientes com acometimento do rosto e das axilas. Apesar disso, os indivíduos com excesso de sudorese na palma das mãos e na planta dos pés também podem apresentar crises associadas a períodos de maior estresse.

Aspectos psicológicos
O excesso de sudorese constitui-se em uma situação constrangedora e desagradável, o que dificulta as atividades do dia-a-dia. Pode interferir com o trabalho, o lazer e as atividades sociais. Ações como segurar papéis, apertar a mão de outra pessoa, escrever podem tornar-se extremamente aterrorizantes.

Existem casos de crianças que não conseguiam ser alfabetizadas, devido ao grande estresse que o fato de ir à escola representava a essas crianças. Adolescentes acometidos podem manter-se isolados das outras pessoas, não conseguindo estabelecer relacionamentos. A doença pode até atrapalhar na hora da escolha da profissão, já que não adianta ter talento para o desenho se o suor excessivo nas mãos impede a pessoa de exercer essa atividade.

Como é feito o tratamento

Existem basicamente duas modalidades de tratamento, o clínico e o cirúrgico. Importante ressaltar que a escolha depende da intensidade do caso, e também da opção do paciente e do médico.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
^