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quinta-feira, 15 de abril de 2010

PSICOMOTRICIDADE

O que é psicomotricidade?

Atualmente, a psicomotricidade é a interação da ação como um ato da tomada de consciência do indivíduo com o seu próprio corpo e o meio que o cerca, como também, busca-se unir o pensamento e a atividade motora. Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas, onde é sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto.
A psicomotricidade é a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. Demonstrando desta forma, suas emoções, sentimentos e criatividade, qualificando assim o seu modo de viver e agir em diversas situações. Pum termo empregado para uma concepção de movimento organizado e integrado, através das experiências vividas pelo sujeito cuja ação é resultante de sua individualidade, sua linguagem e sua socialização.
Percebe-se que muitos autores enfatizam a importância da idade pré-escolar, pois é nesta idade que constituem a aquisição de repertórios conceituais considerados básicos e é fundamental ao desenvolvimento da criança, tanto para esta fase quanto para as subseqüentes e deste modo será abordado à seguir o papel da psicomotricidade.

O papel da psicomotricidade.

É necessário, ao se trabalhar a educação psicomotora com as crianças, se orientar sobre a formação básica indispensável em seu desenvolvimento motor, afetivo e psicológico e que através de atividades lúdicas e jogos se conscientizem sobre o seu próprio corpo, desenvolvendo suas aptidões perceptivas e se adequando aos movimentos psicomotores. As atividades psicomotoras têm-se como aliada a conservação da saúde física, mental, equilíbrio socioafetivo e a interação entre os alunos.
O que é necessário é o mais importante não é se desenvolver alunos eficientes em resultados nas atividades motoras, muito menos comparações, pois isso afeta psicologicamente uma criança de modo negativo. Pois é natural o professor se demonstrar e ou se surpreender com alunos que se mostram agilidades em suas habilidades motoras. Mas, o mais importante e essencial é se desenvolver e promover em seus alunos a socialização, a cooperação, como também despertar a valorização do comportamento social, domínio de si mesmo, autocontrole e respeito mútuo, favorecendo também determinados comportamentos e mudanças de atitudes.
As atividades psicomotoras devem estar voltadas para as necessidades físicas da criança e que é necessário se incentivar a prática do movimento em todos os momentos de nossas vidas.

Principais habilidades psicomotoras em relação à sua idade psicomotora:
Sua idade psicomotora será:
• Coordenação e equilíbrio: 3 a 4 anos - etapa da reorganização de corpo vivido;
• Esquema corporal: 5 a 6 anos - etapa dos indícios de presença de corpo percebido;
Complementando estes dados apresentamos a seguir uma tabela das principais aquisições da criança em cada idade.
Habilidades psicomotoras - Principais conhecimentos e aquisições:

Habilidades Coordenação e equilíbrio Esquema corporal Lateralidade Estruturação espacial Estruturação temporal

4 anos A criança pode ficar sobre um pé só durante alguns segundos. Pode saltar a uma distancia de 2m e uma altura 10cm com o pé dominante. Dentes, ombros, costas, joelho, unhas, umbigo, pescoço.
4 anos e meio: começa a aparecer um corpo mais correto.

Continua a experienciação dos dois lados do corpo. Ao lado, longe, em torno de, médio, deitar, de pé, redondo, quadrado, pouco, muito, progressão de tamanho. Noite, dia, mais velho, antes, depois, maior, manhã, tarde, sua idade, reprodução de estruturas rítmicas de 2 ou 3 movimentos.

5 anos A criança tem condições de executar exercícios simples de dissociação de movimentos. Os exercícios de coordenação global vão poder ser realizados por imitação de forma mais ou menos correta. Lábios, queixo, bochecha, testa.
5 anos e meio: desenho dinâmico; começam os detalhes das roupas.

Instabilidade no domínio manual.
Em frente, em toda parte, direito, inteiro, retângulo, entrar, sair, voltar. Estações do ano; seqüência lógica do tempo, num nível mais elementar, noções de 1º e último; noções de ordem e sucessão.

6 anos A criança pode se tornar imóvel, com os dois olhos fecha-dos, durante 10 segundos.

Cotovelos. Dominó manual mais estável, início do reconheci-mento de direita e esquerda em si mesma. Grosso, fino, metade, ao meio, subir, descer, rolar, junto, só, estruturas espaciais.

Dias da semana e mês.

Infelizmente, a sociedade exige do indivíduo o domínio da leitura e da escrita, o saber escrever tem uma dimensão que ultrapassa a sala de aula, é indispensável para que o indivíduo se integre e se adapte ao meio social de forma concreta e eficiente. E é sobre a atual situação brasileira que passará ser discutido em seguida.

Selma Fonseca 2006

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