Acessibilidade: o uso de computadores por alunos com necessidades educacionais especiais
Hoje, sabemos claramente que o computador tem o potencial de alterar significativamente o estilo de vida de todas as pessoas. Cada vez mais, nós o utilizamos dentro da sala de aula como uma das ferramentas essenciais de aprendizagem para nossos alunos.
No entanto, não é possível afirmar que todos os alunos se beneficiam dessa tecnologia. Crianças com deficiências teriam possibilidades muito maiores se pudessem realizar o seu aprendizado com a ajuda do computador. Porém, este acesso é limitado e uma das razões é que muitos têm a falsa idéia de que computadores para pessoas com deficiência são especiais e caros.
Nesta atividade você aprenderá como é fácil ajustar as configurações do Windows - em um computador normal utilizado na sua escola - para o ensino de alunos com necessidades educacionais especiais. A proposta é saber como adequar as diversas opções de acordo com as necessidades de cada um.
Podemos ampliar o tamanho das fontes dos textos, por exemplo, o contraste da tela, os alertas sonoros podem ser representados visualmente e o teclado substituído somente pelo uso do mouse ou o contrário. A idéia é tornar o computador, além de uma ferramenta útil, uma experiência divertida, empolgante e realmente transformar a participação destes alunos dentro dos grupos de estudos.
Projeto Original:
Este projeto foi baseado na atividade desenvolvida pela professora Zenaide Darossi (zenaide.darossi@univali.br) do Colégio de Aplicação da UNIVALI - Tijucas – SC - www.univali.br
quinta-feira, 4 de março de 2010
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