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quinta-feira, 25 de março de 2010

PROJETO INCLUSÃO SOCIAL


PROJETO:
TRABALHANDO A INCLUSÃO SOCIAL

PROFºJEAN CARLOS FREIRE DA SILVA


JUSTIFICATIVA
A inclusão social dos portadores de necessidades especiais vem sendo muito debatida e divulgada pela mídia. Esses cidadãos que antes eram excluídos vêm, dia a dia, ocupando o seu lugar de direito na sociedade.
Algumas leis garantem o seu lugar no mercado de trabalho, tanto no setor privado como no público.
É importante trabalhar este tema com as crianças, pois elas devem aprender a respeitar e tratar essas pessoas como iguais. Alem disso, muitas dessas pessoas podem servir de modelos para as crianças como, por exemplo, os atletas paraolímpicos.

OBJETIVO GERAL

Mostrar a importância dos portadores de necessidades especiais para a sociedade, bem como as dificuldades que eles encontram para exercer seus direitos de cidadãos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Promover a integração social;
Desenvolver o espírito de solidariedade;
Analisar e buscar soluções que auxiliem esses cidadãos a superar os obstáculos que encontram no seu dia a dia;
Trabalhar a leitura, interpretação e a produção de textos;
Aprimorar o raciocínio, a imaginação e a criatividade;
Desenvolver uma visão crítica perante as desigualdades sociais;
Possibilitar o contato dos recursos tecnológicos com as crianças.

DESENVOLVIMENTO
O projeto será realizado em 4 etapas:

1ª Etapa
Assistir o filme “O Corcunda de Notre Dame”, elaborando em seguida uma produção textual, individual, respondendo o questionário a seguir:
Por que ele foi excluído, separado da sociedade?
Ele tinha alguma diferença física em relação às outras pessoas da cidade? Qual?
Esta diferença atrapalhava o seu trabalho?
Você acha certo todos terem zombado dele? Por quê?
Ele conseguiu reverter essa situação? Como?
Qual era a maior qualidade dele?
Você acha que as pessoas que apresentam outros tipos de deficiências são excluídas também da sociedade. Por quê?

2ª Etapa
Fazer uma pesquisa de campo sobre:
As dificuldades que os portadores de necessidades especiais encontram para se locomover até o seu local de trabalho, escola e ou para fazer compras;
As conquistas dos atletas paraolímpicos brasileiros;
Leis que beneficiam os portadores de necessidades especiais.
Este trabalho deve ser feito em equipes e cada uma deverá ficar com um tema.

3ª Etapa
Solucionar as situações problemas:
As cadeiras de rodas são instrumentos imprescindíveis para a locomoção de muitos deficientes físicos. Nessa montagem, vamos construir uma cadeira de rodas, com as rodas dianteiras móveis (ZOOM, 2003, p 8);
A dependência dos deficientes físicos obriga-os a recorrer a tecnologias para superação de suas limitações físicas, pois ser deficiente não significa ser invalido. Algumas empresas e certos locais estão preparados para suprir essas limitações, mas outras não. Construções, como teleféricos, para transporte de pessoas deficientes físicas são montadas por algumas empresas que possuem profissionais com essas limitações. Nessa montagem, trabalharemos com a idéia do teleférico, que, em muitos casos, auxilia os deficientes como qualquer outra pessoa (ZOOM, 2003, p 18);

Uma forma de “ganhar a vida”, muito usada por pessoas portadoras de deficiências físicas, é o trabalho manual. Muitos de lês fazem tricô e crochê e, para isso, utilizam-se de novelos industriais de lã, pois são mais baratos.
Nessa atividade, montaremos um enrolador de lã para esses novelos. Essa máquina é extremamente útil, pois distribui a lã sem embaraçar o fio. Para testá-la, prenda um fio de lã e procure enrolá-lo (ZOOM, 2003, p 27).
Este etapa será realizada em equipes seguindo as instruções de montagem, utilizando o jogo pedagógico Lego.

4ª Etapa
Exposição de todos os trabalhos.

Avaliação

O Aluno será avaliado pela participação nas atividades, criatividade, interesse e iniciativa.

Material UtilizadoTelevisor, D.V.D, jogo pedagógico Lego, revistas, jornais.

Disciplinas Trabalhadas
Português, ciências, história, artes e geografia.

Temas transversais:
Pluralidade cultural, ética e cidadania, saúde, meio ambiente.

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