QUERIDOS SEGUIDORES

sexta-feira, 5 de março de 2010

TUDO BEM SER DIFERENTE...


















PROJETO: “TUDO BEM SER DIFERENTE” (Retirado do BLOG de EDMA "Partilhando idéias e ideais"

OBJETIVOS:
1. Trabalhar a diversidade em sala de aula e na sociedade.
2. Mediar a construção de identidades raciais e de gênero positivas.
3. Estimular o respeito às diferenças.
4. Proporcionar o conhecimento de diversas formas de mobilidade, comunicação e integração das pessoas portadoras de necessidades especiais.

PÚBLICO: ENSINO FUNDAMENTAL
TEMPO ESTIMADO: 10 horas
MATERIAL NECESSÁRIO: livros paradidáticos, livro em Braille, CD, DVD, carimbos, vendas, máquina braile , texturas, alfabeto em língua de sinais e cadeira de rodas.
1. Livros paradidáticos:
• De onde você veio? (Liliana Iacocca e Michele Iacocca/ editora Ática)
• A menina mutante ( Leila Seleguini / editora Adonis)


PROJETO: “TUDO BEM SER DIFERENTE”

• Livro didático em Braile ( Município de Limeira)
• Enciclopédia ilustrada trilíngue – Língua de Sinais Brasileira (Fernando César Capovilla e Walkiria Duarte Raphael/ editora EDUSP)

2. Música: Amigos do peito, interpretada pelos Trapalhões (Composição: Michael Sullivan / Paulo Massadas )

3. DVD:
• Sempre amigos:
Quando o jovem Kevin Dillon (Kieran Culkin) e sua mãe (Sharon Stone) mudam para a casa ao lado de Maxwell Kane e seus avós, uma nova vida começa para os dois meninos. Max, de 13 anos, é um gigante.
Devagar na escola e sem coragem, nunca teve amigos. Já Kevin, tem deficiência nas pernas, mas compensa as dificuldades físicas com cérebro de gênio. Unidos, Kevin dá a Max suas idéias e Max dá à Kevin a habilidade de se mover rapidamente. Uma amizade fantástica que dá força e coragem para que ambos enfrentem as adversidades da infância com o poder da imaginação.



PROJETO: “TUDO BEM SER DIFERENTE”

Ano de Lançamento: 2005
Direção: Peter Chelsom
Atores/Artistas: Sharon Stone, Gena Rowlands, Harry Dean Stanton, Kieran Culkin, Elden Henson, Gillian Anderson
País/Ano de Produção: EUA - 1998
Duração: 102 Minutos


4. AVALIAÇÃO:
A avaliação do projeto será durante todo seu desenvolvimento, onde haverá registros do professor em relação ao desenvolvimento geral da classe e individual; levando em consideração a importância da aceitação do outro como indivíduo importante na sociedade.



PROJETO: “TUDO BEM SER DIFERENTE”

DESENVOLVIMENTO:
AULA 1:
• Apresentação do tema do projeto e conversa com os alunos sobre diferenças encontradas na sociedade.
• Levantamento e registro coletivo de diferenças (cultural, social, racial, religiosa, partidária, educacional e portadores de necessidades especiais).
• Leitura: De onde você veio? (leitura em capítulos)

AULA 2:
• Apreciação do filme: Sempre amigos.

AULA 3:
• Resgate e continuação do filme : Sempre amigos.
• Roda de conversa e registro coletivo sobre os pontos principais do filme

AULA 4:
• Resgate e continuação da leitura do livro “De onde você veio”.


PROJETO: “TUDO BEM SER DIFERENTE”

• Produção – gênero: livre
Tema: “tudo bem ser diferente”
Título à escolha do aluno.

AULA 5:
• Leitura realizada pelos alunos das produções produzidas na aula anterior.
• Explanação feita pelos alunos do título escolhido.
• Ilustração da produção para o painel da escola.
• Resgate e continuação da leitura do livro “De onde você veio”.

AULA 6:
• Resgate e finalização da leitura do livro “De onde você veio”.
• Elencar, com os alunos as deficiências conhecidas e as dificuldades encontradas na sociedade por cada
deficiência citada.
• Em roda de conversa, fazer com os alunos um levantamento de sugestões para minimizar/ diminuir cada dificuldade encontrada.



PROJETO: “TUDO BEM SER DIFERENTE”

• Montar uma tabela : Deficiência – Dificuldade- Sugestão de melhoria.

AULA 7:
• Leitura: A menina mutante (leitura em capítulos)
• Apresentação aos alunos do alfabeto e dos algarismos em Língua de Sinais e da Enciclopédia Trilingue.
• Explanação sobre os meios de comunicação utilizados pelos surdos.
• Fazer com os alunos cada letra do alfabeto em Língua de sinais ( aluno recebe cópia do alfabeto em Língua de Sinais).
• Cada aluno faz seu nome e sua idade em Língua de Sinais.
• Alunos escolhem uma palavra na Enciclopédia Trilingue e a apresenta em Língua de Sinais.

AULA 8:
• Resgate e continuação da leitura do livro: A menina Mutante.


PROJETO: “TUDO BEM SER DIFERENTE”


• Conversa com os alunos sobre a deficiência visual (Conhecem alguém? Onde estudam? Meios de comunicação que utilizam)
• Dinâmica: Reconhecendo o espaço escolar
Os alunos realizarão esta dinâmica em duplas onde um aluno será vendado e o outro será seu “guia” para encontrar um ponto da unidade escolar.
Após a chegada a esse ponto, a dupla fará a inversão de papéis: o aluno que estava vendado agora será o guia.
• Roda de conversa: sensação de não enxergar; sensação de dependência para se locomover, principalmente se não há acessibilidade; como encarar os obstáculos; como ser um guia e não fazer tudo pelo outro, mas sim ensiná-lo a fazer.

AULA 9:
• Resgate e finalização da leitura do livro: A menina Mutante.



PROJETO: “TUDO BEM SER DIFERENTE”

• Apresentar aos alunos uma apostila didática e algumas embalagens que fornecem em Braille informações de utilização necessárias aos cegos.
• Professora Karina do Instituto Luiz Braille para socializar com os alunos uma Máquina de Sistema Braille para que os alunos recebam seus nomes escritos em Braille.

AULA 10:
• Explanação com os alunos: Deficiência Física (Conhecem alguém? Onde estudam? Meios de locomoção que utilizam)
• Dinâmica: Reconhecendo o espaço escolar
Os alunos realizarão esta dinâmica em duplas onde um aluno se locomoverá pelo espaço escolar em uma cadeira de rodas e o outro será seu parceiro para empurrar a cadeira de rodas e auxiliá-lo na execução da tarefa: Utilizar o bebedouro. Após a chegada a esse ponto, a dupla fará a inversão de papéis: o aluno que auxiliava será o “deficiente físico”.


PROJETO: “TUDO BEM SER DIFERENTE”

• Roda de conversa: sensação de não poder se locomover utilizando as pernas; sensação de dependência para se locomover, principalmente se não há acessibilidade; como encarar os obstáculos; como ser um amigo e não fazer tudo pelo outro, mas sim ajuda-lo ensiná-lo a fazer.

AULA 11:
• Finalização do projeto: leitura compartilhada do texto “Novo amigo” que é uma história que utiliza desenhos ao invés de palavras, em seguida será feita uma roda de conversa sobre a leitura feita - a utilização do desenho como uma forma de comunicação, a sensação de participar desse projeto, o que foi mais prazeroso, o que podemos fazer para melhorar a
• socialização de novos alunos, amigos, pessoas conhecidas ou não em nossa escola e sociedade.
• Ouvir e cantar a música: Amigos do peito que é interpretada pelos Trapalhões (Composição: Michael Sullivan / Paulo Massadas )


PROJETO: “TUDO BEM SER DIFERENTE”
Amigos do Peito
Os Trapalhões
Composição: Michael Sullivan / Paulo Massadas
Toda vez que a gente está sozinho
E que está perdido no caminho
Ele sempre chega de mansinho e mostra uma saída
Toda vez que a gente está cansado
E que vê o mundo desabando
Ele sempre mostra o lado bom que tem a vida

Ele sempre está do nosso lado
E com a gente fica preocupado
Ele nunca pede nada em troca, não
Quantas vezes dá sem receber
Ele ri nas nossas alegrias
Ele chora com a nossa dor
Ele é a forma mais sublime do amor

Ter um amigo
Na vida é tão bom Ter amigos
A gente precisa de amigos do peito
Amigos de fé, amigos-irmãos
Iguais a eu e você



EMEB JUDITH ALMEIDA CURADO ARRUDA
PROJETO: “TUDO BEM SER DIFERENTE”

Ter um amigo
Na vida é tão bom Ter amigos
A gente precisa de amigos do peito
Amigos de fé, amigos-irmãos
Iguais a eu e você
Amigos

De repente bate uma tristeza
E ele chega cheio de energia
E transforma toda a incerteza em alegria
Ele sabe dos nossos segredos
E conhece até os nossos medos
Se a gente está chorando ele vem e diz: sorria

Ele sempre está do nosso lado
E com a gente fica preocupado
Ele nunca pede nada em troca, não
Quantas vezes dá sem receber
Ele ri nas nossas alegrias
Ele chora com a nossa dor
Ele é a forma mais sublime do amor

0 comentários:

Enviar um comentário

 
^